SPD promove workshop sobre comunidades terapêuticas

24 de agosto de 2016 - 19:00

Evento reunirá representantes de entidades de Pacajus e municípios vizinhos

 

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) promoverá o I Workshop Comunidades Terapêuticas – Aprofundando Conceitos e Quebrando Paradigmas. O evento será realizado na quinta-feira, 25, a partir das nove horas, na sede do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Compod) do município de Pacajus.

Com a capacitação, a SPD objetiva reforçar e atualizar os conhecimentos de administradores e demais funcionários de Comunidades Terapêuticas (CTs) instaladas no Ceará quanto ao funcionamento das unidades, norteando suas ações e a qualidade de seus serviços com base nos princípios de direitos humanos e de humanização do cuidado aos acolhidos. Para o pleno êxito do evento, foram convidados representantes das diversas CTs localizadas em Pacajus e municípios vizinhos.

Dentre os temas a serem abordados durante o workshop estão: base legal das CTs, conceito, história, âmbito de atuação, finalidade, obrigações, direitos dos acolhidos, tempo de acolhimento, Plano de Atendimento Singular (PAS), regulação de vagas, estrutura física, ambientes, equipe de trabalho, papel da espiritualidade e outros. A titular da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (Copod) da SPD, Alessandra Pimentel, conduzirá as atividades.

Conceito

Comunidades terapêuticas são entidades que realizam o acolhimento de pessoas, em caráter voluntário, com problemas associados ao uso abusivo ou dependência de substância psicoativa.

Serviço:

Evento: I Workshop Comunidades Terapêuticas – Aprofundando Conceitos e Quebrando Paradigmas
Local: Sede do Compod de Pacajus – Rua Mamede Nogueira, 400, Centro, Pacajus-CE
Horário: 9 horas

24.08.2016

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara