STDS leva o empreendedorismo à Região do Cariri

24 de agosto de 2016 - 14:35

Após passar pelo Crato, a carreta promove capacitação em Barbalha

A Unidade Móvel do Empreendedorismo, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), está no município de Barbalha e oferta palestra, nesta quarta-feira (24), a partir das 19h, para jovens das escolas profissionalizantes e cidadãos que buscam empreender em seu próprio negócio. Além da palestra, que vai abordar temas como Empreendedorismo, Como Vender Melhor, Preço, Custo e Planejamento Financeiro, a carreta oferece também os serviços de formalização, informações sobre o Microempreendedor Individual (MEI), declaração e emissão de boletos, dentre outros.

A Unidade Móvel fica em Barbalha até esta quinta-feira (25), cumprindo a rota de atendimentos que iniciou no Crato, e finaliza em Frecheirinha, Região Norte do Estado. O projeto oferece, de forma gratuita à população, capacitação empresarial, assessoria técnica em gestão de negócios, orientação de crédito e serviços de registro de CNPJ.

A carreta tem 21 metros de comprimento, é climatizada e tem estrutura adequada para levar, a cada canto do Ceará, atendimento aos empreendedores que buscam as primeiras orientações para organizar o seu negócio. Em 2016, já foram visitados os municípios de Tejuçuoca, Massapê, Guaiuba, Itaitinga, Paramoti, Santa Quitéria, além de ações realizadas no Centro da capital e na Universidade de Fortaleza (Unifor). Esta é mais uma ação que o Governo do Estado desenvolve em Barbalha, no Cariri, por meio da STDS.

Orientação para empreendedores

A STDS fornece apoio, por meio da Unidade Móvel de Empreendedorismo, da Central Fácil e dos Polos de Atendimento ao Empreendedor Individual, a micro e pequenos empresários na abertura e no desenvolvimento de seus negócios; orienta e simplifica o registro de empresas, reduzindo custos e prazos; facilita a legalização de negócios informais; e capacita empresários e empreendedores. O atendimento é feito por meio de serviços centralizados, rápidos e integrados para micro e pequenas empresas; cooperativas e grupos produtivos; profissionais autônomos ou liberais e empreendedores em geral.

Só em 2016, até junho, foram realizados, pela STDS, 80.997 atendimentos e capacitados 2.196 empreendedores. Ainda este ano, 1.468 novas empresas Limitadas foram criadas no Estado, somente através das unidades da Central Fácil, em Fortaleza e Juazeiro do Norte, o que demonstra que o cearense continua acreditando no potencial do Estado de atuar como indutor do desenvolvimento social e econômico. Também foram formalizados 743 microempreendedores individuais, cearenses que inovam para seguir produzindo e gerando renda. Como resultado desses novos pequenos empreendimentos, foram geradas 4.413 ocupações de trabalho.

Cronograma de atendimento

20 de agosto: Crato

23 a 25 de agosto: Barbalha

29/08 a 2/9 de setembro: Frecheirinha

24.08.2016

Assessoria de Comunicação Social
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Carlos Eugênio / 85 98878.8510 / 3101.2089 / 2099
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.brFacebook: www.facebook.com/stdsce
Twitter: www.twitter.com/stdsonline