Campanha de divulgação do aplicativo ‘PossoAjudar’ é iniciada pela SPD

25 de agosto de 2016 - 17:08

Objetivo é popularizar a ferramenta para telefone celular

 

O aplicativo ‘PossoAjudar’ está ficando mais conhecido e utilizado pela população em geral graças à campanha de divulgação da ferramenta em ônibus e vans que realizam o transporte coletivo no Ceará. A primeira etapa da ação está sendo desenvolvida em Fortaleza. Cartazes foram afixados no interior dos veículos em espaços de fácil visualização por parte dos passageiros.

A ideia da SPD é apresentar o aplicativo para o público em geral e incentivar a utilização da ferramenta via telefone celular. Nos cartazes também consta o 0800 275 1475, telefone disponibilizado pela Secretaria para o repasse de informações e orientações sobre prevenção às drogas, além de proporcionar a escuta de pessoas que enfrentam problemas relacionados à dependência química.

O ‘PossoAjudar’ foi desenvolvido por técnicos da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) e lançado em outubro do ano passado. A ferramenta já superou a marca de 3000 downloads. Entretanto, a SPD pretende popularizar ainda mais o aplicativo. A campanha de divulgação nos transportes coletivos é a estratégia utilizada inicialmente.

Por meio do aplicativo, a SPD divulga informações sobre a prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas, oferecendo endereços e telefones das instituições que compõem a rede de atenção psicossocial em todos os 184 municípios cearenses. “O PossoAjudar disponibiliza dados sobre onde o público pode receber auxílio e esclarecimentos a respeito do tema drogas”, enfatiza a titular da SPD, secretária Mirian Sobreira.

A opção pelo app se deu pela facilidade de acesso que, hoje, as pessoas possuem por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, e por oferecer, de forma prática, informações atualizadas constantemente. A ferramenta pode ser baixada via Google Play (para celulares com sistema operacional Androide) e Apple Store (para celulares com sistema operacional IOS).

O aplicativo foi desenvolvido pela equipe da Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) da SPD, que também é responsável pelo monitoramento das ações. A Coordenadoria de Interlocução Interinstitucional (Cointer) conta com técnicas para a coleta dos dados que compõem o conteúdo informativo.

25.08.2016

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicação@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara

Expediente imprensa2-01