Ceará celebra o Dia Nacional da Visibilidade de Lésbicas e Mulheres Bissexuais

25 de agosto de 2016 - 20:00

O 29 de agosto – Dia Nacional da Visibilidade de Lésbicas e Mulheres Bissexuais – é celebrado no Ceará com uma série de ações. A programação conjunta é articulada pelo Gabinete do Governador, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para LGBT, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria de Diversidade Sexual e com o movimento social organizado (ONG Arte de Amar, ONG Barraca da Amizade, Grupo Tambores de Safo, For Rainbow e Fábrica de Imagens).

A programação tem o objetivo de possibilitar às mulheres lésbicas e bissexuais momentos de interação, espaços para a reflexão sobre suas especificidades, trocas de experiências culturais e artísticas, e, consequentemente, subsidiá-las para o fortalecimento da participação política contribuindo para a sua organização enquanto movimento social, bem como mostrar para toda a sociedade que o machismo, o racismo e lesbifobia são violências que não podem estar na vida dessas mulheres.

As atividades foram iniciadas no último domingo (21), com a realização da 12ª Copa da Visibilidade Lésbica, no Campo Arte de Amar. Na quarta-feira (24), a Unipace sediou exibição de vídeo, seguido de debate, sobre Dia da Visibilidade Lésbica.

Um dos destaques da programação é o Ceará de Cidadania Contra a Lesbifobia, que será realizado no próximo dia 26, a partir das 18h, na Praça da Gentilândia. Diversas manifestações artísticas entrarão em cena para celebrar essa data de visibilidade, respeito e protagonismo, com o objetivo de emancipar a arte e a cultura dessa população numa perspectiva de a uma só voz dizer “não” a toda e qualquer forma de preconceito, demonstrando que o amor, a afetividade entre as pessoas e as identidades políticas é que verdadeiramente devem ser enaltecidos.

Programação

25 e 26/8 – Exames ginecológicos preventivos para lésbicas e mulheres bissexuais

Hora: 9h (25/8) e 14h (26/8)
Local: Hospital da Mulher de Fortaleza
Realização: Coordenadoria de Diversidade Sexual – Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos – Prefeitura Municipal de Fortaleza
Parcerias: SMS/ATSMG

26/8 – Ceará de Cidadania Contra Lesbifobia

Hora: 18h
Local: Praça da Gentilândia
Realização: Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para LGBT – Governo do Estado do Ceará
Parcerias: Coordenadoria de Diversidade Sexual – Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos – Prefeitura Municipal de Fortaleza,ONG Arte de Amar e Tambores de Safo

28/8 – Evento Show “Dia da Visibilidade Lésbica

Atrações confirmadas: Banda Mulheres de Preto, Paula Paixão, DJ Duda Silva, DJ Isa Alves. Lidiane Vaz.

Hora: a partir das 14h
Local: Skinão Sertanejo (Av. Bezerra de Menezes, 549 – Farias Brito, Fortaleza – CE)
Realização: ONG Arte de Amar

29/8 – Vídeo Debate sobre Dia da Visibilidade Lésbica

Hora: 9h e 13h30min
Local: Escola Municipal Cristo Redentor
Realização: Coordenadoria de Diversidade Sexual – Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos – Prefeitura Municipal de Fortaleza
Parcerias: SME

31/8 – Cine Debate com mulheres em situação de liberdade cerceada

Hora: 9h
Local: Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa
Realização: Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para LGBT – Governo do Estado do Ceará
Parcerias: Coordenadoria de Diversidade Sexual – Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos – Prefeitura Municipal de Fortaleza, Secretaria de Justiça e Cidadania, For Rainbow, Fábrica de Imagens.

25.08.2016

Felipe Lopes
Assessor Técnico
Coordenadoria Especial de Políticas para LGBT
Gabinete do Governador
Governo do Estado do Ceará
(85) 3133-3713 / 31333714 / 9696-6435‬