Praia Acessível: ação promove manhã de lazer para crianças e jovens da Apae de Maranguape

25 de agosto de 2016 - 15:09

Praia Acessível: ação promove manhã de lazer para crianças e jovens da Apae de Maranguape

 MVS1229 webA manhã desta quinta-feira (25) foi de muita disposição e alegria para as cerca de 30 crianças e jovens da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Maranguape que visitaram os equipamentos do Projeto Praia Acessível, na Praia de Iracema, em Fortaleza. Os visitantes participaram das atividades do projeto que oferece espaço de lazer com esteiras, cadeiras anfíbias, possibilitando o acesso do público ao mar.

 MVS1218 webCom o tema “O futuro se faz com a conscientização das diferenças”, a entidade tem abordado e discutido o tema de inclusão e seus desafios durante a comemoração da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Dentre as diversas atividades da semana, está a de conhecer e proporcionar o acesso amplo à praia, através do projeto Praia Acessível.

A empregada doméstica Virgínia Torres, de 35 anos, conheceu o local na manhã desta quinta. “Este é um momento que não consigo nem explicar de tanta  MVS1265 webemoção. Ver a alegria do meu filho e perceber sua melhora, desde o seu humor à disposição, é uma alegria sem tamanho. Virei quantas vezes puder, pois se me traz paz e conforto imagina como essas sensações podem impactar meu filho”, falou emocionada sobre Lucas, que sofre de paralisia cerebral.

Para Fátima Mesquita, presidente da Apae, um momento de inclusão e acessibilidade é único para as crianças que se envolvem afetivamente com o projeto. “Essa ação fala, principalmente, sobre dignidade. Se estamos lutando pelo respeito às diferenças, então, devemos desmistificar esse preconceito. Todos eles são pessoas com almas, sonhos e desejos. Eu vejo esse projeto como uma porta de grandes possibilidades e oportunidades”, destacou.

Praia Acessível

Idealizado pelo Governo do Ceará, através da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para os Idosos e as Pessoas com Deficiência, o projeto é executado em parceria com a Prefeitura de Fortaleza e o Hotel Sonata com o objetivo de promover a acessibilidade de idosos, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida às praias.

A iniciativa oferece espaço de lazer com esteira de acesso e cadeiras anfíbias, que possibilitam o acesso desse público ao mar. O local ainda conta com estrutura para vôlei e frescobol adaptados, piscinas, cadeiras e mesas cobertas, banheiro acessível e itens de segurança. O projeto funciona de quarta a domingo, de 9h às 14h, e no período de alta estação (janeiro, julho e dezembro) o funcionamento se estende de segunda a domingo.

Para saber mais detalhes sobre o projeto acesse: http://www.portalinclusivo.ce.gov.br/index.php/praia-acessivel?cssfile=principal5.css

 


25.08.2016

Wilame Januário
Repórter / Célula de Reportagem

Fotos: Marcos Studart / Governo do Ceará

Expediente imprensa2-01