Aniversários: Brejo Santo e Ipu recebem homenagem do Governo do Ceará

26 de agosto de 2016 - 11:00

Brejo Santo e Ipu são os municípios cearenses que aniversariam nesta sexta-feira (26). Brejo Santo, localizado na região do Cariri, no Sul do Ceará, está distante em 510 km de Fortaleza. O município tem três distritos: Brejo Santo (sede), Poço e São Felipe. Economicamente, Brejo Santo tem algumas peculiaridades, como ser um dos maiores produtores de feijão e milho do Ceará. Tem uma agricultura diversificada, com projetos de fruticultura irrigada (uva, banana e coco) e uma pecuária, com um grande número de projetos e produção de leite em regime intensivo (pastejo irrigado), contando com um dos maiores rebanhos de gado Nelore do Ceará.

A cidade contará com os projetos de transposição do Rio São Francisco e com a Transnordestina. O setor terciário teve um impulso nas últimas décadas, tornado a cidade um centro comercial e de profissionais liberais para toda a região. O município é um dos três maiores centros comerciais da região, ao lado de Juazeiro do Norte e Crato.

Brejo Santo é vizinho de municípios como Missão Velha, Abaiara, Milagres, Jati, Mauriti, Porteiras e também limita-se com o estado de Pernambuco. A população levantada no último censo do IBGE (2010) foi de 45.193 habitantes.

Já Ipu, localizada na região da Serra da Ibiapaba, no Noroeste do Ceará, a 257 km de Fortaleza, tem um forte potencial turístico, apresentando como principal atração turística a Bica do Ipu, uma queda d’água do Riacho Ipuçaba de 130 metros de altura. Além da Bica do Ipu, a cidade oferece mais pontos de visitação, como a Casa de Pedra; o riacho São Francisco; cachoeiras, como a do Urubu e do Engenho dos Belém e os açudes S. Bento e Bonito. Ipu é formado pelos distritos de Abílio Martins, Flores, Várzea do Giló, Recanto e Ingazeira. De acordo com o último censo do IBGE, Ipu apontou uma população de 40.296 habitantes. O município é vizinho das cidades de Pires Ferreira, Reriutaba, Guaraciaba do Norte, Ipueiras e Hidrolândia.

Para homenagear Brejo Santo e Ipu, o Governo do Estado produziu vídeos com os hinos dos municípios, ilustrados com imagens características das cidades. Este projeto prevê que cada município aniversariante receba o seu vídeo. A ideia é que esses vídeos possam ser exibidos nas escolas, durante eventos, como forma de valorizar a história e a tradição de cada um.

 

 

 

 

 

O Governo do Ceará parabeniza todos os cidadãos de Brejo Santo e de Ipu.

26.08.2016

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898