Semace emite licença prévia de complexo eólico em Amontada

29 de agosto de 2016 - 15:17

As três centrais geradoras de energia do Complexo Eólico Atiaia, localizado em Amontada, receberam a licença prévia da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Com validade até agosto de 2019, o documento atesta a viabilidade locacional e ambiental do empreendimento, que, funcionando, terá capacidade para gerar até 76 megawatts (MW).

O complexo ocupará uma área aproximada de 1.400 hectares (ha), arrendados de uma propriedade particular denominada Fazenda Amontada. As três centrais contarão com 46 aerogeradores, com potência nominal de 1,7 MW. No estudo ambiental realizado para fins de licenciamento ambiental, foram consideradas como área de influência direta do empreendimento as comunidades de Cipoal, Fazenda Boa Esperança, Assentamento Tanques, Embira, Agroisa e Vila Jaçanã.

A licença prévia não autoriza o início da construção do complexo. Para isso, será necessário que a empresa Atiaia Energia S.A., responsável pelo empreendimento, solicite à Semace a licença de instalação. Nesse período, o empreendedor terá que apresentar os projetos das vias internas; drenagem de águas pluviais; dos equipamentos que serão utilizados nas centrais geradoras eólicas; do tratamento dos efluentes da administração, entre outros. O Projeto Básico Ambiental contemplando o detalhamento de todos os planos e programas contemplados no estudo ambiental também deverão ser encaminhados com seus respectivos cronogramas de execução.

29.08.2016

Fhilipe Augusto
Assessor de Imprensa da Semace
(85) 3101-5554/ 98605-9501

Expediente imprensa2-01