Passeata da Prevenção movimenta Viçosa do Ceará

31 de agosto de 2016 - 18:08

Atividade engloba ações do Programa Juventude em Ação

O protagonismo juvenil ganhou as ruas do município de Viçosa do Ceará na manhã desta quarta-feira (31). Portando faixas e cartazes com mensagens alusivas à prevenção às drogas, cerca de 1.200 estudantes da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Juca Fontenele e da Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEM) Doutor Júlio de Carvalho percorreram diversas vias do centro da cidade serrana na passeata da prevenção ao uso de drogas. A ação está inserida no conjunto de atividades que compõem o Programa Juventude em Ação (JA), desenvolvido pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD).

Durante a passeata, os estudantes interagiram com a comunidade em geral, demonstrando a importância da prevenção às drogas. Também apresentaram conhecimentos já adquiridos sobre o uso nocivo de drogas lícitas e ilícitas, bem como a necessidade de adotar comportamentos saudáveis. A ideia é viabilizar uma intensa cooperação entre as escolas, famílias dos alunos, lideranças comunitárias e a sociedade em geral na ampliação de vínculos saudáveis e de relações de entre-ajuda numa ampla ciranda de prevenção.

As duas escolas estaduais situadas em Viçosa do Ceará estão sendo contempladas na segunda fase de implementação do Programa Juventude em Ação no Ceará, que engloba 28 estabelecimentos de ensino médio distribuídos em 16 municípios. Cerca de 16 mil estudantes serão beneficiados no Estado. Além da passeata, o JA envolve outras seis etapas com as seguintes ações: mobilização, divisão de equipe de alunos, aplicação do jogo interativo ‘Na trilha da Prevenção’, declaração de conhecimentos e construção do regulamento geral / realização de gincana artístico-cultural com múltiplas modalidades e foco na prevenção às drogas.

A programação do JA em cada município contemplado envolve, ainda, multiplicação de informações preventivas sobre drogas para a comunidade em geral, Dia ‘D’ de prevenção para as famílias, vivência reflexiva pautada nas habilidades para a vida, oficinas de mobilização social, ações voluntárias, apresentação de atividades artístico-culturais da gincana e solenidade de encerramento, ocasião em que ocorrerá a entrega de troféus e prêmios às equipes de destaque em cada escola. 

Coordenadora do Sistema Integrado de prevenção (SIP) / Juventude em Ação da SPD e autora do programa de prevenção para estudantes do ensino médio, a psicóloga Miriam Barreto comemora o sucesso da passeata em Viçosa do Ceará. A manifestação foi inserida nas ações do JA a partir desta segunda fase do programa. A coordenadora explica que o JA proporciona a diminuição da iniciação e do uso contínuo de drogas lícitas e ilícitas entre os estudantes, além de favorecer o protagonismo juvenil nas comunidades.

Outros benefícios comprovados do JA são a conscientização sobre direitos e deveres na direção de ações proativas e cidadãs e a socialização de conhecimentos sobre drogas e seus efeitos para a saúde física, mental e social. O ponto de partida é a aplicação do jogo interativo ‘Na Trilha da Prevenção’, que proporciona a discussão de mitos e verdades sobre a temática das drogas.

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Mirian Sobreira, enfatiza que o Ceará é pioneiro no Brasil na criação e aplicação de um programa de prevenção voltado para estudantes do ensino médio. Ela destaca a efetivação do protagonismo juvenil no tocante à prevenção ao uso de entorpecentes proporcionado pelo programa, que deverá ser estendido, paulatinamente, para todos os municípios do Ceará.

31.08.2016

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara

Expediente imprensa2-01