Ceará participa com estande de maior feita de energia eólica da América Latina

1 de setembro de 2016 - 15:38

O Ceará já conta com cadeia produtiva de energia renovável – tem fábricas de pás, torres, aerogeradores, escadas, elevadores e componentes – e está fortalecendo a atuação no setor. Vários são os fatores, como sua estrutura logística, localização geográfica privilegiada que permite a escoação desses componentes para a execução de parques eólicos, melhores ventos do mundo, que foram apresentados pela secretária do Desenvolvimento Econômico (SDE), Nicolle Babosa, na 7ª edição do Brazil Wind Power, maior evento de energia eólica da América Latina, que se encerra hoje no Rio de Janeiro.

“Muito gratificante participar da feira e ver que o ambiente de negócios da Brazil Wind Power não conhece a crise. Temos no Ceará uma grande janela de oportunidade para essa economia e uma vocação natural para crescer ainda mais o setor eólico. Temos ainda, a vontade política do Governo Camilo Santana de desenvolver o setor. Vamos voltar a ser o primeiro lugar na geração de energia renovável”, ressalta Nicolle Barbosa.

Pela primeira vez, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) e sua vinculada, a Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), participa com estande na Brazil Wind Power. A titular da SDE está apresentando aos investidores nacionais e internacionais do setor de energias renováveis as potencialidades das vantagens de se investir no Ceará.

A secretária lembra que o Brasil atingiu a importante marca de 10.000 MW gerados através de energia eólica. Nos próximos três anos serão R$ 60 bilhões em investimentos já garantidos por contratos e 150 mil novos empregos diretos e indiretos gerados por conta destes novos projetos, numa demonstração de que o mercado é extremamente promissor. Como diversos parques estão em construção no País, a expectativa é de que alcance 20 GW de capacidade de energia eólica até 2019 a uma taxa de crescimento anual média de 20%.

BRAZIL WIND POWER

O 7ª edição da Brazil Wind Power está ocorrendo desde a última terça-feira, 30, e será encerrada hoje. A feira conta com 100 expositores e tem como principal objetivo proporcionar aos participantes oportunidades de negócios, além da possibilidade de participar de palestras e painéis voltados para questões relevantes sobre o setor de energia eólica.

 

01.09.2016

Coordenadora de Comunicação
Suzete Nocrato  85 3444.2907
Suzete.nocrato@sde.ce.gov.br

Expediente imprensa2-01