SPD participa da Expoiguatu 2016

1 de setembro de 2016 - 14:17

Secretaria contará com estande e unidade móvel no evento

 

A região Centro Sul do Ceará é uma das beneficiadas com ações da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) no Estado. Desde a criação da pasta, em 2015, iniciativas no âmbito da prevenção às drogas são efetivadas no território, com foco em crianças e jovens. Numa parceria com as escolas da rede pública estadual de ensino, a SPD alcança estudantes e suas famílias, favorecendo o desenvolvimento de habilidades sociais e fortalecendo os vínculos familiares e comunitários, o que contribui para a redução da iniciação e do uso contínuo de drogas. 

Contudo, a Secretaria pretende estender a sua área de atuação, levando seus programas e projetos para mais pessoas do Centro Sul que enfrentam a problemática das drogas. Daí, a importância de alcançar uma maior visibilidade. Nesse sentido, é fundamental a presença da pasta em eventos de grande porte, que reúnem público significativo.

O próximo evento na região Centro Sul a contar com a participação da SPD é a 53ª Exposição Agropecuária e Industrial de Iguatu, a 53ª Expoiguatu, que este ano terá início no dia 6 de setembro, prosseguindo até o dia 11, no Parque de Exposições Enéas Bandeira. A Secretaria contará com estande e uma unidade móvel. Nos dois espaços, haverá a distribuição de material informativo sobre programas e projetos desenvolvidos pela pasta. Além disso, profissionais especializados prestarão informações e orientações sobre prevenção às drogas e realizarão encaminhamentos para a Rede de Atenção Psicossocial (Raps), quando necessário.

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Mirian Sobreira, reitera a importância da participação da SPD em grandes eventos para obter uma maior visibilidade junto ao público, sobretudo pessoas com problemas relacionados ao uso de drogas e seus familiares. “A SPD estará na Expoiguatu pela segunda vez desde sua criação pelo governador Camilo Santana. Mais uma vez, o evento proporcionará que a pasta seja apresentada para significativa parcela da população do Centro Sul cearense”, avalia a titular da pasta. Miriam Sobreira lembra que a SPD é a mais nova secretaria de Estado.

Os programas de prevenção da SPD já chegaram a três municípios da região Centro Sul do Ceará. A Secretaria está presente em Iguatu, Icó e Acopiara. Crianças, adolescentes e suas famílias estão participando dos programas federais de prevenção às drogas Jogo Elos, #Tamojunto e Famílias Fortes e dos programas estaduais Juventude em Ação e Fortalecendo Minha Comunidade.

A expectativa da SPD é de estender os programas para todos os municípios da região. Entretanto, a maioria deles já recebeu, pelo menos uma vez, a visita da unidade móvel da Secretaria, que leva os serviços oferecidos pelo Centro de Referência sobre Drogas (CRD) para perto da população. O trabalho inclui o repasse de informações sobre prevenção às drogas para a comunidade e acolhimento / encaminhamento de pessoas com problemas relacionados ao uso de drogas.

01.09.2016

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br