Itapajé: Governo do Ceará entrega nova sede da Escola Profissional do município

5 de setembro de 2016 - 18:49

A nova sede tem capacidade para atender a até 540 estudantes, em tempo integral, das 7 às 17 horas

 ARI3203 web“Essa é uma das festas mais bonitas que eu já participei dentre as obras que inaugurei. É um orgulho, uma emoção ver essa alegria nos olhos de cada jovem. Saber que eles valorizam a educação como também valorizamos é um motivo de orgulho imenso. É muito contagiante sentir essa energia”, destacou o governador Camilo Santana , na manhã desta segunda-feira (05), na homenagem feita por 800 alunos da rede pública estadual de Itapajé, a 125 quilômetros de Fortaleza. A recepção foi para comemorar a inauguração da sede Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Adriano Nobre, que ganhou uma nova estrutura.

160905 COLEGIO ITAPAJE MG 2685 webA EEEP Adriano Nobre já ofertava os cursos de Administração, Comércio, Contabilidade, Informática e Finanças e ficou bastante conhecida por ser a mais bem colocada no Ceará nos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio de 2014. A nova sede é distribuída em 5,5 mil metros quadrados, composta de 12 salas de aula, auditório, biblioteca, bloco pedagógico-administrativo, laboratórios específicos para os cursos técnicos oferecidos, além dos de Línguas, Informática, Ciências e Matemática. Tem capacidade para atender a até 540 estudantes, em tempo integral, das 7 às 17 horas. O investimento foi de R$ 9,3 milhões. A obra foi supervisionada pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), por meio do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE).

“Ver essa recepção desses alunos nos estimula, nos dá força para que possamos superar as dificuldades que o nosso país vive. Investir na educação é o que nos dá ainda mais vontade de entrar nessa batalha, pois podemos ver seus bons frutos no futuro. Temos alunos que conseguiram a medalha de bronze na Olimpíada Nacional de Matemática. Então, não tem como não nos orgulharmos”, disse o governador.

 ARI2944 webO estudante Alisson Rocha, de 17 anos, aluno do terceiro ano de Contabilidade da EEEP Adriano Nobre, também não escondeu a satisfação. “Antes, estudávamos em uma escola sem tanta estrutura para os cursos oferecidos no ensino profissionalizante. Agora, temos uma escola padrão, fornecendo um melhor aprendizado, mais conforto e segurança para conseguir conquistar os nossos sonhos. Só mesmo orgulho pode nos definir nesse momento”, comentou o estudante.

Já a diretora da EEEP Adriano Nobre, Silvandira Mesquita, ressaltou o impacto que a nova estrutura pode trazer no ensino dos jovens. “Oferecemos disciplinas da base comum, ou seja, previstas no currículo do Ensino Médio, e as disciplinas relacionadas com cada um dos cursos técnicos desenvolvidos nas escolas. Isso, por si só, já é um diferencial. E trazer esse novo conceito, atrelado a uma estrutura, que não deixa a desejar a qualquer escola particular , nos dá mais disposição para ensinar com qualidade e de forma mais crítica”, acrescentou a diretora.

Escolas Profissionais do Ceará

As Escolas Profissionais foram implementadas com a finalidade de integrar o Ensino Médio à Educação Profissional, dando oportunidade aos jovens de complementarem seus estudos, além de promover a formação para o mundo do trabalho. A rede oferta 53 cursos técnicos para 90 municípios cearenses. Em todo o Estado são 48 mil jovens atendidos nas 115 Escolas Profissionais em funcionamento.

Além da ampliação do currículo, as escolas incluem também a parte diversificada com conteúdos voltados para o Desenvolvimento Pessoal e Social, Contexto das Relações do Trabalho, conteúdos de Empreendedorismo, metodologia da Aprendizagem Cooperativa no horário de estudo, entre outros.

05.09.2016

WIlame Januário
Repórter/Célula de Reportagem

Fotos: Ariel Gomes e Carlos Gibaja / Governo do Ceará

Expediente imprensa2-01