Crato implantará Centro de Triagem de Animais Silvestres

6 de setembro de 2016 - 16:00

A Semace se reuniu com agentes ambientais para discutir questões sobre o equipamento que irá receber, identificar, marcar, triar, avaliar, recuperar, reabilitar e destinar animais silvestres

 

O Crato se planeja para implantar um Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cestas), que abrigará animais provenientes de ações de fiscalização, resgate ou entrega voluntária particular. A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Diretoria Regional do Crato (Dicra), se reuniu nesta segunda-feira (5), com representantes de órgãos ambientais, para tratar de definições relacionadas à infraestrutura, operacional, logística, composição de um grupo de trabalho (GT) responsável pela administração do equipamento.

De acordo com o fiscal ambiental da Dicra, Anderson Lima, o GT terá como missão auxiliar a elaboração do projeto do Cetas. “A criação do equipamento depende do empenho conjunto dos órgãos de meio ambiente”, observou o agente da diretoria da Semace. Com o intuito de agilizar as ações foram pautados também: a necessidade de se localizar áreas ou terrenos mais adequados, visto a possibilidade de impedimento legal de uso de unidades de conservação, como o Parque Estadual Sítio Fundão; o custeio e a manutenção do equipamento.

“O Centro de Triagem deve ser bem estruturado, com atendimento 24 horas”, informou Lima. Os recursos iniciais virão de fontes da Semace, conforme garantiu o superintendente Ricardo Araújo. O equipamento será um local que tem por finalidade receber, identificar, marcar, triar, avaliar, recuperar, reabilitar e destinar animais silvestres da região do Cariri.

O encontro ocorreu na sede da Dicra, com a participação de agentes da Semace, do Instituto Federal do Ceará (IFCE) Campus Crato, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Universidade Regional do Cariri (Urca), ONG Aquasis e Batalhão de Polícia Ambiental (BPMA).

06.09.2016

Ana Luzia Brito
Assessora de Comunicação da Superintendência Estadual do Meio Ambiente
85 3101.5554 | 98653.8337
comunicacao@semace.ce.gov.br

Assessoria de Comunicação – Ascom
Superintendência Estadual do Meio Ambiente – Semace
Governo do Estado do Ceará
(85) 3101-5554

Expediente imprensa2-01