Grupo de jornalistas estrangeiros conhece o Ceará em press trip

6 de setembro de 2016 - 21:14

Roteiro incluiu Fortaleza, Jericoacoara, Aracati, Aquiraz e o Cariri

 

Um grupo de 10 jornalistas estrangeiros participou nessa última semana de uma press trip pelo estado do Ceará. Eles visitaram as principais atrações de Fortaleza, Jericoacoara, Aracati, Aquiraz e do Cariri. Os jornalistas selecionados fizeram parte da cobertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e escolheram o Ceará para conhecer durante o período entre as competições olímpicas e os Jogos Paralímpicos, que terão início no próximo dia 7 de setembro.

A viagem teve início por Fortaleza, onde eles puderam visitar os principais pontos turísticos da Capital, como o Centro de Turismo do Ceará (Emcetur), a Catedral, o Mercado Central, o Forte de Nossa Senhora da Assunção, as avenidas Monsenhor Tabosa e Beira Mar e as praias de Iracema, do Mucuripe e do Futuro. O grupo esteve também no Centro de Eventos do Ceará, o mais moderno equipamento do tipo na América Latina.

No Litoral Oeste, os jornalistas conheceram a Praia da Barrinha, a Vila de Jericoacoara e a Lagoa do Paraíso. Já no Litoral Leste, estiveram na Praia de Canoa Quebrada, no Centro Histórico de Aracati e no Beach Park, maior parque aquático da América Latina. Na região do Cariri, o grupo visitou o Centro Cultural Popular Mestre Noza, o Horto do Padre Cícero, o Geopark Araripe e o Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri. Eles conversaram também com o Mestre Espedito Seleiro, em Nova Olinda.

“Descobri novos sentidos para a palavra hospitalidade, provei sabores que nem tendo viajado muito pelo Brasil eu conhecia. Pude ao mesmo tempo ver problemas como a questão da seca, mas também a vontade de desenvolver ferramentas do turismo. Vi profissionalismo, novidades, hotéis de ponta e qualidade por todos os lados, além de diferentes tipos de arte”, descreveu o jornalista Richard Furst, que colabora para rádios e jornais da Alemanha, Argentina, Cuba, Brasil e Israel.

A jornalista Valeria Saccone, que escreve para o El Confidencial (ESP), sempre quis conhecer Jericoacoara e curtiu tanto o Ceará que criou a hashtag #ocupaceará. “O convite da Setur me deu a oportunidade de ter uma visão ampla e completa do Ceará. Fiquei admirada com as paisagens de Jeri e de Canoa Quebrada, com o artesanato de Juazeiro do Norte e com a gastronomia dessa terra acolhedora e generosa. Eu fiz coisas que nunca pensei que faria, como dirigir um quadriciclo e brincar num toboágua”.

 

 

06.09.2016

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur)
Yanna Guimarães
(85) 3195.0211 / 98956.0331
yanna.guimaraes@setur.ce.gov.br