Sejus: alunos de curso de jardinagem fazem plantio de mudas no Conjunto Palmeiras

6 de setembro de 2016 - 18:40

O projeto Plantando o Amanhã é uma parceria entre Sejus e Prefeitura Municipal, e desde seu lançamento já formou 50 pessoas

Egressos que participam do projeto Plantando o Amanhã fazem, nesta quinta (08), uma ação de plantio de mudas no Centro Social Urbano do Conjunto Palmeiras. Serão plantadas mais de cem mudas que serão adotadas pela comunidade que utiliza o espaço e pelos alunos da Escola Elenilce Martins Cavalcante, também do Conjunto Palmeiras. A ação é uma parceria entre a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) com a Urbfor, da Prefeitura de Fortaleza. As mudas serão plantadas a partir das 9h.

Essa é a parte prática do projeto que está em sua terceira turma. Até agora, já foram formados 50 alunos. Destes, 42 estão trabalhando na área. “Alguns foram contratados por empresas ligadas à Urbfor e outros estão trabalhando por conta própria, mas utilizando esse conhecimento adquirido no projeto”, ressalta a coordenadora de inclusão social do preso e do egresso, Cristiane Gadelha. Recentemente, cinco egressos foram contratados pela Urbfor para trabalhar no Horto e na manutenção de praças públicas.

Cristiane destaca que a qualificação é o principal motivador do curso de jardinagem. “Entendemos que essa profissão dá oportunidade para que eles, que saíram do sistema, empreendam, trabalhem por conta própria. Com o curso, queremos dar o máximo de apoio possível para que isso aconteça”, diz Cristiane.

Os alunos da formação recebem vale-transporte, material didático, cesta básica mensal e fardamento (calça, blusa e botas). Entre as atividades das aulas práticas e teóricas está preparar canteiros, reconhecer plantas medicinais e ornamentais, plantio de árvores florestais, além da produção de jardins. O treinamento dará direito a certificado e tem duração de dois meses. Na parte prática, os alunos plantarão mudas em canteiros de grandes avenidas da cidade.

SERVIÇO:

Aula prática do curso Plantando o Amanhã

Quando: Quinta-feira, dia 08, às 9h
Onde: Centro Social Urbano (CSU), na avenida Castelo de Castro com rua Maysa, Conjunto Palmeiras

06.09.2016

 
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará
– (85) 3101-2862 www.sejus.ce.gov.br
email: ascom.sejus@gmail.com
twitter:@sejus_ce
facebook: sejusceara