STDS cria maratona para empregar pessoas com deficiência

6 de setembro de 2016 - 15:13

A pouco mais de 24 horas do início dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, com delegações já definidas e torcida ansiosa pelas performances de nossos atletas, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), por meio do Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid), mira no cantinho mais alto do pódio quando o assunto é inserção no mercado de trabalho e começa a convocar outra seleção: a de empresas colaboradoras do Dia D de Contratação de Pessoas com Deficiência. Até agora, 21 já firmaram parceria com a STDS e disponibilizarão oportunidades de emprego no evento do próximo dia 23 de setembro.

A ação é fruto de parceria entre Governo do Ceará, Ministério do Trabalho (MTb), Sine/IDT, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/CE) e Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e reúne, num único espaço, empresas que querem contratar e trabalhadores com deficiência à procura de uma colocação. “Essa mobilização é valiosa, pois buscamos oportunidades para assegurar o espaço de profissionais com deficiência no mercado de trabalho formal. É fundamental reconhecer, aproveitar e valorizar as habilidades de todos, sem distinção”, destaca o titular da STDS, Josbertini Clementino.

Para atender aos interessados, equipes do Sine/IDT e das empresas estarão dispostas, no dia 23 de setembro, em estandes no Cepid, de onde os candidatos já podem sair com uma vaga garantida de trabalho. Para concorrer a uma vaga, o candidato deverá apresentar Carteira de Trabalho (CTPS), RG, CPF, laudo médico da respectiva deficiência, comprovante de endereço e curriculum vitae (não obrigatório).

Parcerias

O último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que cerca de 2,3 milhões de cearenses apresentam alguma deficiência, seja ela física, auditiva, visual, mental ou múltipla. Esse número representa 27,69%, dos 8,4 milhões de habitantes do Estado. No Brasil, 45,6 milhões de pessoas ou 23,92% da população tem algum tipo de incapacidade para ver, ouvir, mover-se ou alguma deficiência física ou intelectual. Trabalhadores com deficiência representam 23,6% do total de ocupados no País.

Entre as empresas contactadas pela STDS e que ofertarão vagas estão: Freitas Varejo, Super Portugal, G Barbosa, Costa Mendes, R Center Supermercados, Hapvida, Center Box, Mercadinhos São Luiz, M Dias Branco, Fujisan, Casas Bahia, Codisman, CBL Alimentos, CRC Consultoria, Contax, Pão de Açúcar, Super Lagoa, Empresa Vega, Pague Menos, Casa Pio e Direcional Engenharia.

A Lei de Cotas

A reserva legal de cargos, também conhecida como Lei de Cotas (art. 93 da Lei nº 8.213/91) estabelece a obrigatoriedade de empresas com 100 ou mais empregados preencherem uma parcela de seus cargos com pessoas com deficiência, em proporções que variam de acordo com o número de empregados: de 100 a 200, a reserva legal é de 2%; de 201 a 500, de 3%; de 501 a 1.000, de 4%; e acima de 1.001, de 5%.

O Cepid

O Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid) tem uma estrutura completa para formação profissional, intermediação e inserção no mercado de trabalho desse segmento, que representa quase 28% da população cearense. O equipamento é o maior do Norte e Nordeste e tem capacidade para atender 1.200 jovens e adultos. Os interessados em participar de alguma das atividades devem comparecer ao Centro, na Av. Senador Robert Kennedy, 128, Barra do Ceará, para realizar inscrição e serem encaminhados para avaliação física.

A unidade dispõe de salas de aulas, laboratórios para capacitação nas áreas de informática, de hotelaria, além de capacitação nas áreas de comércio, serviços administrativos, indústria criativa, bem como cursos de Libras e unidade de atendimento do Sine/CE. Possui também academia de baixo impacto, piscina e quadra poliesportiva acessíveis para paraesportistas de diversas modalidades: natação, basquete, futsal e tênis de mesa; e salas de convivência com cafeteria.

05.09.2016

Assessoria de Comunicação Social
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Jornalista responsável: Carlos Eugênio
Celular: 98878.8510
Fone: 3101.2089 / 2099
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br
Facebook: www.facebook.com/stdsce
Twitter: www.twitter.com/stdsonline

Expediente imprensa2-01