Viaduto vai beneficiar o trânsito entre os bairros Monte Castelo, Parquelândia, Benfica, Damas e Fátima

6 de setembro de 2016 - 21:03

Construído pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), o viaduto sobre a Avenida Carapinima, no bairro Damas, tem previsão para ser entregue à população no mês de setembro. Integrado ao novo trecho da Avenida José Jatahy – construída pela Prefeitura de Fortaleza – o viaduto facilitará o trânsito entre os bairros Monte Castelo, Parquelândia, Parque Araxá, Benfica, Damas e Fátima, criando novas possibilidades de acesso entre essas regiões e seus entornos.

A integração com a José Jatahy acontece no trecho oeste do viaduto. Motoristas que trafegam pelas avenidas Aguanambi ou Eduardo Girão, no Bairro de Fátima, poderão continuar o percurso, passando pelo viaduto, e seguindo na nova via da Capital, que cortará as avenidas Jovita Feitosa e – mais à frente – Bezerra de Menezes e Duque de Caxias, até chegar à Avenida Francisco Sá. O fluxo no sentido oposto também será possível, facilitando o acesso de quem trafega pelas Francisco Sá, Duque de Caxias ou Bezerra de Menezes e precisa acessar Jovita Feitosa, Avenida da Universidade ou Eduardo Girão.

O viaduto é equipado com sinalização, iluminação, urbanização do entorno e alças de acesso para a Carapinima. O equipamento também conta com ciclovia de mão dupla, localizada no canteiro central, com início na Rua Padre Cícero, seguindo o elevado do viaduto e com continuação na José Jatahy, cortando os bairros Parque Araxá, Parquelândia e Monte Castelo. Os pedestres também passarão pelo viaduto, por meio de calçadas laterais construídas dos dois lados e protegidas por guarda-corpo.

O viaduto sobre a Avenida Carapinima foi projetado dentro do contexto da Linha Sul do Metrô de Fortaleza, que teve investimento total de R$ 50 milhões (incluindo obras civis e desapropriações). O projeto foi realizado para restabelecer o fluxo entre a Carapinima e a Padre Cícero – interrompido por causa da construção do metrô -, e para melhorar o fluxo de veículos na região. O trecho leste do projeto – que contempla a construção de alças que ligam a Carapinima à Rua Padre Cícero e Avenida da Universidade – foi concluído e entregue à população em outubro do ano passado.​

06.09.2016

Assessoria de Comunicação
imprensa@metrofor.ce.gov.br