STDS capacita 100 técnicos dos CRAS de 36 municípios do Estado

9 de setembro de 2016 - 16:21

Na ocasião, a primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana, apresentará o documentário “O Começo da Vida” , ação para fortalecer a atenção aos vínculos familiares na infância

O Programa Mais Infância Ceará, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), inicia nesta segunda-feira (12), às 9h, capacitação para 100 técnicos das equipes dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de 36 municípios integrantes do PforR (Projeto de Apoio ao Crescimento Econômico com Redução das Desigualdades e Sustentabilidade Ambiental do Estado do Ceará – Programa para Resultados). Participa da abertura do curso, que se estende até o dia 16, a primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana, que apresentará o documentário “O Começo da Vida” e disponibilizará cópias do material às unidades da STDS.

As capacitações e a exibição do documentário são ações do Programa Mais Infância Ceará, especificamente do “Tempo de Crescer”, que visa à construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários através de serviços e formações que contemplem profissionais, pais e cuidadores. Foram convidados os secretários municipais de Assistência Social, técnicos dos CRAS dos municípios integrantes do PforR, equipes técnicas dos Centros Comunitários, Espaço Viva Gente e ABC’s. “As nossas crianças precisam e têm direito ao pleno desenvolvimento físico e mental, e isso só é possível através dos laços de afeto que recebem logo no início da vida. Esse documentário é importante porque mostra exatamente esse processo de formação do indivíduo e do fortalecimento de vínculos afetivos no desenvolvimento de pessoas saudáveis e confiantes”, declara a primeira-dama, Onélia Leite Santana, que também ressaltou a importância da capacitação dos profissionais dos CRAS para uma atuação mais humanizada e próxima das famílias que dependem do apoio do Estado.

A qualificação será focada, inicialmente, nos orientadores sociais que atuam nos Cras. Entre os temas abordados durante a semana estão o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças de 0 (zero) a 6 anos; matricialidade sociofamiliar; desenvolvimento da criança; brincadeiras e jogos; inclusão e diversidade; e linguagem. Os municípios cujas equipes serão qualificadas são: Aiuaba, Amontada, Ararendá, Araripe, Barroquinha, Boa Viagem, Capistrano, Choró, Croatá, Graça, Ipaporanga, Ipueiras, Irauçuba, Itapiúna, Itarema, Itatira, Martinópole, Miraíma, Moraújo, Morrinhos, Mucambo, Novo Oriente, Pereiro, Poranga, Quiterianópolis, Reriutaba, Salitre, Santana do Acaraú, Santana do Cariri, Tamboril, Tarrafas, Trairi, Tururu, Uruoca e Viçosa do Ceará.

O Começo da Vida

Serão entregues 400 cópias do documentário “O Começo da Vida” aos Cras, ABCs, abrigos institucionais e demais unidades de atendimento da STDS. O objetivo é sensibilizar pais, cuidadores, gestores e profissionais que lidam diretamente com essas crianças. No último dia 8 de agosto, foram distribuídos 6.560 DVD’s para os estabelecimentos públicos de ensino dos 184 municípios cearenses.

PforR

O Programa para Resultados Ceará (PforR) contempla uma operação de crédito com o Banco Mundial, contratada pelo Governo do Ceará, para garantir a continuidade dos investimentos em áreas estratégicas do Estado. A ação promoverá o crescimento econômico, privilegiando a inclusão social e as políticas ambientalmente sustentáveis, através dos eixos de capacitação profissional, assistência à família, qualidade da água e gestão por resultado.

A STDS insere-se no PforR no eixo da Assistência à Família, executado nos CRAS, onde são atendidas pessoas que se encontram em extrema pobreza, incluindo os grupos mais vulnerabilizados. A meta do projeto é fortalecer os vínculos familiares, assegurar maior participação e acessos dos mais pobres aos benefícios e serviços sociais prestados pelo governo, a partir da capacitação das equipes de referência dos CRAS, tanto as de nível médio e superior, e do acompanhamento e monitoramento das famílias atendidas. O foco são as famílias na extrema pobreza, com filhos de zero a seis anos de idade.

Serviço:

Abertura nesta segunda-feira, 12, às 9h.

13 a 16 de setembro: 8h às 17h
Local: Oásis Hotel – Av. Beira Mar, 2.500, Meireles

 

 

09.09.2016

Assessoria de Comunicação Social
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Jornalista responsável: Carlos Eugênio
Celular: 98878.8510
Fone: 3101.2089 / 2099
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br
Facebook: www.facebook.com/stdsce
Twitter: www.twitter.com/stdsonline