Estudantes premiados no Desafio AoGosto do Aluno viajam ao Rio para acompanhar Jogos Paralímpicos

13 de setembro de 2016 - 19:27

Estudantes da rede estadual que foram premiados no Desafio AoGosto do Aluno, realizado no mês passado, em comemoração ao Dia do Estudante, viajaram na manhã desta terça-feira (13) ao Rio de Janeiro para acompanhar os Jogos Paralímpicos Rio 2016. Ao todo, 17 jovens participam da excursão, sendo que oito têm algum tipo de deficiência. Além das competições esportivas, o passeio inclui visitas a pontos turísticos da cidade, como o Corcovado e o Pão de Açúcar.

Adriana de Paiva Mesquita, de 15 anos, ficou em primeiro lugar na corrida de rua realizada pela escola em que estuda, no último dia 11 de agosto. “Ainda nem acredito que estou tendo essa oportunidade. O Rio de Janeiro é um lugar muito bonito, que recebe muitos turistas.  Além disso, é emocionante ver a história de superação desses atletas”, destaca a estudante, que cursa a 1ª série do ensino médio no Liceu de São Benedito Dr. João Almir de Freitas Brandão.

Jéssica de Oliveira Maia, de 16 anos, vai viajar de avião pela primeira vez, e não esconde a expectativa positiva em relação ao passeio. “É uma boa oportunidade de conhecer lugares e pessoas. Estou indo porque estudei muito, fui escolhida pela escola por ter a melhor média. Saber que consegui, por mérito meu, dá muita satisfação. A corrida de rua foi muito organizada e bonita. Também agradeço ao Governo do Estado pela chance”, ressalta a jovem, aluna da 3ª série na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Francisca de Albuquerque Moura, localizada em Cedro.

O estudante Victor Hugo Mariano, de 13 anos, que tem paralisia cerebral parcial, elogia a ação da Secretaria da Educação (Seduc). “Uma iniciativa super inovadora, que nos permite conhecer novos lugares e obter mais conhecimento sobre outras realidades, outras culturas. Os atletas são exemplo pra muita gente, passam uma grande lição de vida”, observa. Victor Hugo é aluno da 1ª série na EEEP Irmã Ana Zélia da Fonseca, em Milagres.

Também fazem parte da programação do passeio, caminhadas pela orla da Praia de Copacabana, visita à Feira de Arte de Artesanato, ida ao Museu de Belas Artes e ao Cristo Redentor. Além dos estudantes, participam da viagem os respectivos acompanhantes dos jovens que têm deficiência. Os professores Eucênio Ferreira Lima, da Escola Cel. Humberto Bezerra (Quixeramobim) e Márcia Maria do Nascimento, diretora da EEEP Francisca de Albuquerque Moura, acompanham o grupo. Ambos representam as unidades de ensino que mais mobilizaram participantes no Desafio AoGosto do Aluno.

13.09.2016

Bruno Mota
Assessoria de Comunicação da Seduc
imprensa@seduc.ce.gov.br