Zona Norte recebe workshop da SPD

13 de setembro de 2016 - 17:23

Capacitação visa fortalecer conselhos municipais de políticas sobre drogas

A Zona Norte do Ceará recebe, a partir desta terça-feira (13), a visita da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD). O objetivo é a realização do workshop Trilhando Conhecimento com Compods em dois municípios da região. Serão beneficiadas as cidades de Sobral e Santana do Acaraú. A ideia é oferecer orientações e atualizar os conselheiros municipais de políticas sobre drogas para que possam lidar com a temática com maior embasamento.

O primeiro dos workshops ocorre nesta terça-feira, na sede do Compod de Sobral. A programação será desenvolvida pela manhã e à tarde, incluindo a apresentação dos participantes, amostra das políticas sobre drogas no estado do Ceará, abordagem da atuação do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Compod) de Sobral, iniciativas comunitárias/projetos voltados para a prevenção às drogas, elaboração do Plano de Ação Municipal de Políticas sobre Drogas e relatório final.

Para um melhor desenvolvimento dos trabalhos, os participantes serão divididos em grupos e discutirão temas como as potencialidades e vulnerabilidades do município no âmbito da temática das drogas. Haverá amplos espaços para o esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas para a política sobre drogas em Sobral, considerando os eixos prevenção, acolhimento e tratamento e reinserção social e profissional de dependentes químicos. A programação se repetirá em Santana do Acaraú, na quarta-feira (14), observando-se as especificidades do município.

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Mirian Sobreira, explica que os workshops visam o fortalecimento e a qualificação das políticas sobre drogas em cada localidade beneficiada com a capacitação. “Essas ações ganham efetividade a partir do repasse de orientações e a atualização sobre o tema drogas por parte dos membros dos Compods”, enfatiza.

O workshop Trilhando Conhecimento com Compods ocorrerá em localidades onde os colegiados apresentam atuação relevante e que requereram, formalmente, a capacitação junto à SPD. A atividade teve início em Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Depois foi realizada em Juazeiro do Norte, Farias Brito e Barbalha, na região do Cariri. Após Sobral e Santana do Acaraú, deverá chegar aos seguintes municípios: Aquiraz, Russas, Pereiro, Marco, Bela Cruz, Aracati, Itaiçaba, Jucás e Várzea Alegre. Posteriormente, outras localidades serão beneficiadas.

Serviço:

Workshops na Zona Norte

Sobral – Data: 13/9 – Local: Sede do Compod – Av. josé Euclides Ferreira Gomes, s/n, Bairro Expectativo
Santana do Acaraú – Data: 14/9 – Local: Cras – Rua Doutor manoel Joaquim, s/n, Bairro Centro.

13.09.2016

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.brwww.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara