Dois cemitérios na RMF recebem licença da Semace para o funcionamento de crematórios

14 de setembro de 2016

Os empreendimentos são os primeiros no Ceará licenciados para o uso desse tipo de equipamento

Localizados nos municípios de Pacatuba e Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), os cemitérios Jardim do Éden e Parque da Saudade, respectivamente, foram os primeiros no Ceará a receberem da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) a licença de operação para o funcionamento de crematórios. O documento, que autoriza a utilização dos equipamentos, possui validade até setembro de 2019.

Durante o processo de licenciamento ambiental, a Semace constatou que os impactos a serem gerados ficarão dentro dos limites estabelecidos pela legislação. A autarquia solicitou, inclusive, um teste de poluição atmosférica ocasionada pelos gases emitidos durante o processo de incineração, que apresentou emissões adequadas do ponto de vista ambiental para esse tipo de atividade.

Os fornos são semelhantes. Ambos possuem uma chaminé com 7 a 8 metros de altura, pesam entre 12 e 13 toneladas e o tempo de permanência do resíduo no incinerador varia entre 50 e 120 minutos, a depender da massa corpórea. O combustível usado para o abastecimento do equipamento é o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP).

14.09.2016

Fhilipe Augusto
Assessor de Imprensa da Semace
(85) 3101-5554/ 98605-9501
comunicacao@semace.ce.gov.br