Praia Acessível proporciona manhã de lazer e esporte para integrantes da Apabb

14 de setembro de 2016 - 18:00

Em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a visita foi 
realizada pelo Governo do Ceará, Apabb e Cedef

 ARI4310O casal Eloisa Câmara e Rodrigo Câmara esteve pela primeira vez no Praia Acessível nesta quarta-feira (14), acompanhados dos filhos Igor Câmara, de 11 anos, diagnosticado com paralisia cerebral e tetraplégico, e Luiz Eduardo Câmara, 7 anos, sem diagnóstico confirmado. Eloisa e Rodrigo fazem parte do grupo de mais de 70 pessoas da Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Deficiência e Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade (Apabb) que participaram de manhã de esporte e lazer no projeto pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado 21 de setembro. A ação foi realizada pela Coordenadoria Especial de Políticas  ARI4313Públicas para os Idosos e as Pessoas com Deficiência do Governo do Ceara, Apabb e Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ceará (Cedef).

Rodrigo teve a oportunidade de levar o filho Igor para o mar com o auxílio da cadeira anfíbia disponibilizada pelo Praia Acessível. “Foi uma maravilha! Muito bom! Ave Maria! Só em ver ele sorrindo, brincando. Quer ir de novo, né, Igor? Vou fazer o possível para sempre estar por aqui. Só em ver o sorriso dele quando ele estava dentro d’água, olhando pro mar. Um sorriso desse paga tudo”, disse, emocionado.

 ARI4337 webO Praia Acessível é promovido pelo Governo do Ceará, Prefeitura de Fortaleza e Hotel Sonata, com  objetivo de garantir a acessibilidade de idosos, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida à praia. “A procura do projeto é livre, mas quando a gente mobiliza as associações para usufruir do projeto, que foi pensado para elas, a gente fica muito feliz. Ficamos satisfeitos em ver pessoas que não tinham acesso ao mar há muitos anos ou que entram no mar pela primeira vez. São várias histórias contadas no mesmo dia, são vários sorrisos”, afirmou Rebecca Cortez, coordenadora Especial de Políticas Públicas para os Idosos e as Pessoas com Deficiência do Governo do Estado.

A supervisora da Apabb, Marli Pereira, afirma que todo e qualquer projeto que favoreça a acessibilidade e a inclusão da pessoa com deficiência é muito importante. “Tendo em vista que foram anos e anos de exclusão em todas as áreas e, principalmente, no lazer. A Apabb vê o projeto como uma possibilidade incrível. Quando o Praia Acessível foi lançado este ano nós ficamos muito felizes e de prontidão trouxemos nossa entidade para participar. É a segunda vez que a gente está aqui”, ressaltou. Para ela, o projeto desempenha um papel fundamental na sociedade. “Uma pessoa que não anda ter acesso à areia, ao mar. Isso aí é indescritível para a gente que está vendo, imagina para quem está sentindo na pele. Um espaço de lazer acessível, que esteja pronto para acolher e receber pessoas com deficiência é muito importante na sociedade. Não só para as pessoas com deficiência que vão usufruir deste espaço, mas para a cidade, para a sociedade como um todo que vai estar abraçando, se envolvendo, vivenciando a inclusão. A inclusão tem que ser vivenciada não somente pela pessoa com deficiência, mas pela sociedade”, destacou.

Praia Acessível

 ARI4413 webO projeto oferece espaço de lazer com esteiras e cadeiras anfíbias possibilitando o acesso do público ao mar. O local ainda conta com estrutura com tendas, cadeiras de praia, guarda-sóis, estrutura com banheiro acessível, piscinas, frescobol, vôlei adaptado e vagas de estacionamento para pessoas com deficiência e idosos.

 ARI4439 webTambém voltado para crianças com deficiência, o Praia Acessível faz parte do Programa Mais Infância Ceará, especificamente no pilar Tempo de Brincar, que foca nos benefícios da brincadeira para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças, além do convívio familiar, da socialização e de sua integração à cultura de sua comunidade.

A iniciativa funciona de quarta a domingo, de 9h às 14h, no Aterrinho da Praia de Iracema, em frente ao Hotel Sonata de Iracema. Já na alta estação (janeiro, julho e dezembro) funciona diariamente no mesmo horário.

14.09.2016

Assessoria de Imprensa do Gabinete da Primeira-Dama
Déborah Vanessa
85 98957.0292 | 3254.4028
deborah.vanessa@gabgov.ce.gov.br
Fotos: Ariel Gomes / Governo do Ceará


Expediente imprensa2-01