Técnicos da Cagece visitam escolas para alertar estudantes sobre o consumo consciente de água

14 de setembro de 2016 - 20:06

O cenário de seca pelo quinto ano consecutivo no Ceará, com chuvas abaixo da média e reservatórios hídricos marcando volume abaixo de 10% da capacidade, serve como alerta. Para que o líquido essencial à vida e às atividades do dia a dia não falte para ninguém, economizar água é dever de todos. Nesse contexto, o Governo do Ceará tem adotado uma série de medidas, como a de conscientizar crianças e adolescentes, dentro das escolas, para que se tornem multiplicadores de boas práticas na sociedade. Profissionais da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) têm feito itinerário percorrendo escolas de Fortaleza, dando dicas de como diminuir o gasto de água nas residências e em espaços coletivos, por meio de palestras e teatro de fantoches. Ao todo, a equipe visitará 1.000 unidades de ensino, entre estaduais e municipais. Nesta quarta-feira (14), o grupo esteve na Escola D. Antônio Almeida Lustosa, no bairro Edson Queiroz.

O estudante Claudenir Vitalino, de 17 anos, lembra dos momentos em que não pode contar com água para fazer atividades básicas. “Quando morei no interior, teve uma ocasião em que faltou água por dois dias, e eu pude ver como é difícil ficar sem poder tomar banho, nem cozinhar, por exemplo. Um dia pode faltar para a Capital também”, adverte o jovem, que cursa a 2ª série do Ensino Médio.

Colega de sala de Claudenir, Hemelly Martins observa que a água limpa no mundo está ficando escassa. “A seca está espalhada por muitos locais, e economizar é muito importante. Um dia, iremos precisar ainda mais do que hoje”, considera. “Quando vou lavar o cabelo, passar sabonete ou escovar os dentes, sempre fecho a torneira. Em casa, todas as pessoas colaboram”, acrescenta a estudante.

O projeto de visita às unidades de ensino faz parte da campanha “Todos pela Água”, que tem o objetivo de sensibilizar os diversos segmentos da sociedade para o tema. Flávia Taleires, coordenadora de Interação Social da Cagece, espera, com a iniciativa, chegar ao maior número possível de pessoas. “Optamos por começar a campanha pelas escolas porque lidamos com um público que pode servir como multiplicador da ideia. Esperamos que os jovens absorvam essa mensagem e a espalhem em casa, com a família, vizinhos e amigos”, explica.

O assessor financeiro da Escola D. Antônio Almeida Lustosa, Olívio Gomes, diz estar sempre atento ao surgimento de focos de desperdício no local. “Todo o Estado está passando por crise hídrica e Fortaleza não está de fora. Nossa escola está engajada nesta iniciativa de economia, e temos feito a nossa parte. Constantemente, verificamos se há torneiras pingando e canos que possam estar com vazamento. As pessoas têm que se conscientizar enquanto há tempo, para que não chegue a faltar”, explica.

14.09.2016

Texto: Bruno Mota
Fotos: Rosane Gurgel
Assessoria de Comunicação da Seduc
imprensa@seduc.ce.gov.br

Expediente imprensa2-01