Governo do Ceará homenageia Parambu, Aiuaba, Baixio e Umari nesta quinta-feira (15)

15 de setembro de 2016 - 11:00

Esta quinta-feira (15) marca os aniversários dos municípios cearenses de Parambu, Baixio, Umari e Aiuaba. Parambu e Aiuaba localizam-se na região dos Inhamuns. Já Baixio e Umari pertencem à região Centro-Sul cearense.

Parambu, distante de Fortaleza em 400 km, é formado pelos distritos de Parambu (sede), Cococi, Gavião, Miranda, Monte Sion, Novo Assis, Oiticica. A economia local baseia-se na agricultura (milho, feijão, castanha de caju, mandioca, mamona, banana, cana-de-açúcar e coco); pecuária (bovinocultura, ovinocultura, caprinocultura, suinocultura, avicultura e apicultura); minérios (barita, calcita, cianita, ametista e turmalina, minério de ferro, cobre e jazidas de rochas ornamentais). O turismo também aquece a economia local. Parambu é vizinha das cidades de Quiterianópolis, Tauá, Arneiroz, Aiuaba; Pio IX e Pimenteiras (Piauí). Na última medição do IBGE (2010), foram contabilizados 31.309 habitantes. Uma peculiaridade é a cidade fantasma de Cococi, que deixou de ser habitada há décadas. As casas estão em ruínas, não tem calçamento, luz, água e nenhum tipo de assistência. Poucas pessoas vivem no local.

Aiuaba, município localizado a 600 km de Fortaleza, é formada pelos distritos de Aiuaba (sede) e Barra. Sua economia é baseada na agricultura (algodão, banana, mamona, milho e feijão); pecuária (bovinos, suínos e avícola); extrativismo mineral (calcita, ametista e uma variedade do quartzo); indústria. São vizinhos de Aiuaba os municípios de Catarina, Arneiroz, Parambu, Saboeiro, Antonina do Norte, Campos Sales e Pio IX (no estado do Piauí). Em 2010, o último censo do IBGE apontou uma população de 16.203 habitantes.

Localizado a 415 km de Fortaleza, a cidade de Baixio é formada pelo distrito sede (Baixio) e pelo distrito de Jurema. A economia é fomentada pela agricultura (algodão arbóreo, herbáceo, goiaba, arroz e principalmente o milho e o feijão); pecuária (bovinocultura, caprinocultura, suínocultura, apicultura e criação de peixes) e comércio. São vizinhos de Aiuaba, os municípios de Umari; Ipaumirim; Santa Helena e Lavras da Mangabeira. Foram apontados 6.026 habitantes no censo IBGE de 2010.

Já Umari, distante 323 km da Capital, tem sua economia baseada na agricultura (banana, arroz herbáceo e arbóreo, milho e feijão); pecuária (bovinocultura, caprinocultura, ovinocultura, suinocultura, apicultura e piscicultura). O município é formado pela sede (Umari) e mais dois distritos: Pio X (mais antigo), e Logradouro, criado recentemente. A economia local baseia-se na agricultura (banana, arroz herbáceo e arbóreo, milho e feijão) e na pecuária (bovinocultura, caprinocultura, ovinocultura, suinocultura, apicultura e piscicultura). Icó, Triunfo, Baixio e Lavras da Mangabeira são os municípios vizinhos de Umari. Em 2010, no último censo do IBGE, Umari apontou uma população de 7.545 habitantes.

Como homenagem, o Governo do Ceará produziu vídeos com os hinos dos municípios, ilustrados com imagens que caracterizam as cidades. O projeto prevê que cada município aniversariante receba o seu vídeo. A ideia é que esses vídeos possam ser exibidos nas escolas, durante eventos, como forma de valorizar a história e a tradição de cada um.

A todos os cidadãos de Parambu, Baixio, Umari e Aiuaba os nossos parabéns!

15.09.2016

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898