Primeiro Passo abre três turmas para o sistema penitenciário

15 de setembro de 2016 - 13:18

O projeto pretende alcançar 260 jovens em sua segunda edição nas unidades prisionais

Já estão em funcionamento as três primeiras turmas do programa Primeiro Passo – Jovem Bolsista neste ano para internos e egressos do sistema penitenciário. São 60 vagas iniciais, distribuídas em três salas de aula no Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF) e na Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe). O programa é uma parceria da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado e Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS).

No IPF, 20 vagas foram destinadas para internos no curso de pintura e textura de parede. As aulas acontecem pela manhã. Na Cispe, duas salas de aula para eletricista, com 20 alunos cada, funcionam pela manhã e à tarde com egressos e pessoas monitoradas eletronicamente.

“Nossa idéia de buscar parcerias com as demais secretarias do Governo do Estado é de ofertar para a população do sistema penitenciário as mesmas oportunidades que são oferecidas para quem está em liberdade. A integração faz parte do processo de humanização que a atual gestão tanto defende”, destaca o assessor educacional da Sejus Rodrigo Moraes.

A grade curricular do programa Primeiro Passo possui 280 horas/aula e está dividida entre o conteúdo teórico, que inclui gestão, direitos humanos, empreendedorismo, mercado de trabalho, entre outros, e o treinamento prático, que capacita o jovem para o mercado de trabalho.

Os alunos do programa recebem fardamento, material didático, lanche, vale-transporte (egressos e semiaberto) e bolsa de R$100,00.

“Além de capacitar jovens e oferecer melhores condições para ingresso no mercado de trabalho, nosso foco é o resgate da cidadania desta população. O primeiro passo reflete bem essa característica”, pontua Rodrigo, destacando que 50% do curso é voltado para temáticas como cidadania, direitos humanos, diversidade e cultura.  

 

15.09.2016

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará
– (85) 3101-2862 www.sejus.ce.gov.br
email: ascom.sejus@gmail.com
twitter:@sejus_ce
facebook: sejusceara

Expediente imprensa2-01