STDS realiza encontro para discutir direitos e desafios da Pessoa com deficiência

15 de setembro de 2016 - 17:26

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), através da Coordenadoria de Proteção Social Básica e Célula de Diversidade e Acessibilidade, realiza nesta sexta-feira (16) encontro em alusão ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro. Na ocasião, estarão presentes o titular da Pasta, Josbertini Clementino; a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Liduina Carneiro, a coordenadora Especial de Políticas Públicas para Idoso e Pessoa com Deficiência do Estado do Ceará, Rebecca Cortez Dauer e a coordenadora do Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid), Regina Tahim.

“Esse encontro é para fortalecer os direitos e as ações voltadas à pessoa com deficiência em nosso Estado. Ainda há muito a mudar e esse encontro é exatamente para promover essa troca de ideias entre técnicos, gestores, educadores e sociedade civil. Aos poucos estamos conseguindo cada vez mais espaço e inclusão através das políticas públicas voltadas a esse público e da atuação do Cepid, que dispõe de laboratórios para capacitação nas áreas de informática, hotelaria, além de capacitação nas áreas de comércio, serviços administrativos, cursos de Libras, quadras poliesportivas acessíveis e encaminhamento ao atendimento do Sine/CE”, explica o secretário Josbertini Clementino.

Lei Brasileira de Inclusão

“Enquanto cadeirante e técnica da Célula de Diversidade e Acessibilidade, eu vejo de perto as maiores dificuldades e entraves para a Pessoa com Deficiência em nosso Estado e acredito que em encontros assim nós podemos refletir sobre as conquistas e lutas que ainda temos pela frente. Costumo dizer que não adianta ter ambientes com acessibilidade, se não tivermos ao nosso redor, pessoas acessíveis. Quando a sociedade em geral se conscientizar que apenas com a socialização e a convivência é que nós vamos diminuir e até acabar com o preconceito, poderemos evoluir e andar de mãos dadas, respeitando as diferenças e olhando o outro como nosso igual”, diz Franciete Marques.

Para a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Liduina Carneiro, o encontro é importante porque coloca em discussão a Lei Brasileira de Inclusão, que afeta muitos brasileiros portadores de deficiência. “Esta Lei é um marco em nosso ordenamento jurídico e, também, na sociedade. A partir desse Estatuto da Pessoa com Deficiência temos, enquanto advogados e advogadas, administração pública, iniciativa privada e sociedade civil, que praticar um novo olhar para a pessoa com deficiência (PcD). Precisamos de um olhar desprovido de preconceitos para que possamos efetivamente mudar a realidade da PcD, declara Liduina Carneiro.

Programação

Durante o evento serão três mesas para discutir, respectivamente, os seguintes temas : Direitos Humanos e os Desafios da Pessoa com Deficiência, O Papel da Coordenadoria como Articulação das Políticas da Pessoa com Deficiência entre as Setoriais de Governo e a Lei Brasileira de Inclusão – LBI. Participam ainda do evento a Promotoria de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência, Ministério Público e Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ceará.

Dia D de Contratação

A STDS realiza ações para promover o acesso da pessoa com deficiência a todos os espaços, inclusive no mercado de trabalho. No dia 23 de setembro, Dia D de contratação, o Governo do Ceará, Ministério do Trabalho (MTb), Sine/IDT, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/CE) e Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) reunirão, num único espaço, empresas que querem contratar trabalhadores com deficiência a procura de uma colocação. Uma mobilização para assegurar o espaço de profissionais com deficiência no mercado de trabalho formal.

Data: 16 de setembro (sexta-feira)
Horário: 8h30 às 12h
Local: Auditório da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) – Rua Soriano Albuquerque,230, Joaquim Távora.

15.09.2016

Assessoria de Comunicação Social
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Jornalista responsável: Carlos Eugênio
Celular: 98878.8510
Fone: 3101.2089 / 2099
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br
Facebook: www.facebook.com/stdsce
Twitter: www.twitter.com/stdsonline