Crateús recebe unidade do Raio e delegacia 24 horas nesta sexta-feira (16)

16 de setembro de 2016 - 12:00

A partir desta sexta-feira (16), os moradores de Crateús ganharão reforço na segurança pública. A unidade do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) entrará em atividade para atender a demanda da Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14), que é composta por municípios localizados na região do Sertão de Crateús e vizinhança. A solenidade de entrega da unidade será às 9 horas e contará com a presença do governador Camilo Santana. A cerimônia também marca o início das atividades plantonistas da delegacia do município, que passará a atender 24 horas por dia.

A nova unidade do Raio vai contar com um efetivo de 37 profissionais de segurança, divididos em quatro equipes e com auxílio de uma viatura e 16 motocicletas equipadas para dar suporte à atuação dos profissionais. Serão beneficiados os 17 municípios da AIS 14: Ararendá, Catunda, Crateús, Hidrolândia, Independência, Ipaporanga, Ipu, Ipueiras, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Novo Oriente, Pires Ferreira, Poranga, Reriutaba, Santa Quitéria, Tamboril e Varjota. A unidade de polícia especializada teve um aporte de R$ 989.223,30 do Governo do Estado para a compra de armamentos, veículos, fardamento e equipamentos de proteção individuais (EPIs) para os agentes de segurança.

Esta é a sétima unidade do BPRaio no Ceará no interior do Estado. Ela dá continuidade ao projeto de ampliação e descentralização das atividades especializadas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) no Estado. Agora, o Raio conta com oito sedes em todo o Estado: Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral, Russas, Quixadá, Iguatu, Itapipoca e Crateús. No total, a unidade especializada passa agora a atender 163 municípios em todo o Estado. O Governo trabalha ainda para instalar mais dois núcleos do grupo especializado, desta vez, em Canindé e Tauá.

Até o final da implantação do projeto de interiorização do BPRaio, o Governo prevê a atuação das equipes em todas as cidades do Interior, com efetivo total de 425 policiais, divididos em 60 equipes, com 240 motocicletas e 13 viaturas.

Delegacias 24 horas

A Delegacia Municipal de Crateús recebe 14 novos profissionais: quatro delegados, quatro escrivães e seis inspetores. O reforço representa um aumento de 82% no efetivo, saltando de 17 profissionais para 31. As equipes de trabalho serão divididas nos três turnos para dar cobertura às demandas que chegam na área.

A posse de 255 novos policiais civis, em agosto deste ano, permitiu que quatro delegacias regionais do Estado passassem a atender 24 horas por dia, favorecendo o atendimento da população da região. São elas: Quixadá (AIS 15), Iguatu (AIS 16), Crato (AIS 11) e Crateús (AIS 14). Até o fim de setembro, todas as delegacias passarão a dar plantão. Outras 30 também receberam novos delegados. No total, 34 municípios foram beneficiados.

Serviço:

Inauguração da unidade do Raio em Crateús

Local: Rua Coronel Totó, ao lado da Igreja de São Francisco, no Centro de Crateús
Data: 16/09/2016 (sexta-feira)
Hora: 9 horas

16.09.2016

Kélia Jácome
Coordenadora de Comunicação,
Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS),
Governo do Estado do Ceará,
(85) 3101.6517 e 98766.0028