#FDScurtindoEnem alterna aulas com recreação para preparar os alunos para o Exame

16 de setembro de 2016

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), vem desenvolvendo uma série de atividades para mobilizar e preparar os estudantes das escolas estaduais para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com segurança e perspectiva de ingresso no ensino superior. A próxima ação começa neste sábado, dia 17, e ganhou o nome de  #FDScurtindoEnem. O objetivo é motivar e estimular o aprendizado dos alunos da rede pública estadual nos cinco fins de semana que antecedem as provas do Exame. Em Fortaleza, a ação será lançada no Centro de Formação Olímpica (CFO), às 10 horas, com a presença do secretário da Educação, Idilvan Alencar.

Na capital cearense, 400 alunos de Fortaleza, Maracanaú, Horizonte e Baturité estarão reunidos no CFO para participar das atividades. No período da manhã e da tarde de sábado, os jovens poderão optar por aulas nas disciplinas de matemática, ciências da natureza e humanas, além de linguagens e códigos. Também haverá palestras sobre bullying e homofobia. À noite, os estudantes poderão alternar os estudos com filmes, games e som com DJ. A manhã de domingo será dedicada às atividades esportivas, simulado, prática de redação e jogos.

“Nos próximos fins de semana, especialmente para auxiliar os alunos a aprimorar suas habilidades e conquistar um melhor desempenho nas provas do Enem 2016, a Seduc vai realizar, em todo o Estado, programações em que os alunos entram na sexta-feira à noite e ficam até o domingo. Com essa ação, buscamos incentivá-los a uma melhor aprendizagem, aplicando atividades curriculares e extras que fortalecem a preparação dos alunos para o Exame, que acontece nos dias 5 e 6 de novembro”, destaca o secretário Idilvan Alencar.

Além de Fortaleza, o Centro de Educação a Distância (CED), em Sobral, vinculado à Seduc, vai receber 125 alunos de Sobral, Tianguá, Itapipoca, Acaraú e Camocim. Um total de 150 alunos de Tauá e Senador Pompeu vai participar das atividades na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Monsenhor Odorico de Andrade, em Tauá. O mesmo projeto chegará a estudantes da rede pública estadual de outros municípios nos próximos fins de semana até o dia do Exame.

Enem Chego Junto, Chego Bem

As ações integram o Projeto Enem Chego Junto, Chego Bem. Em julho e agosto passados, a Seduc realizou, respectivamente, o Enem não Tira Férias e o AoGosto do Aluno, com aulas preparatórias e atividades recreativas. Além disso, até o dia da avaliação, serão disponibilizadas palestras motivacionais, aulas de produção textual, fascículos e corretores de redação, no intuito de melhorar o desempenho dos estudantes.

PROGRAMAÇÃO

17/09

Das 8h30 às 12 horas – Aulões em salas temáticas (Redação, Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Ciências da Natureza)

Das 14h às 18h30 –  Aulões em salas temáticas (Redação, Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Ciências da Natureza)

20h – Diversão e Arte


Atrações:

Rapper
DJ
Cinema
Grupo de dança “Black Out”

22h30 – Encerramento das ações do dia

18/09

8h às 12h – Atividades esportivas: esportes coletivos; zumba e academia

14 h – Encerramento do evento

16.09.2016

Assessoria de Comunicação da Seduc
3101.3972