Governo do Ceará inicia atividades do Raio e de Delegacia 24 Horas no Sertão de Crateús

16 de setembro de 2016 - 18:38

O objetivo é que as unidades proporcionem uma melhor qualidade de vida para a população da região

 

160916 RAIO CRATEUS MG 8453 web1O Sertão de Crateús amanheceu em festa, nesta sexta-feira (16), com a implantação do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) e o início das atividades plantonistas da delegacia de Crateús, que passa a atender 24 horas por dia. “Esse é um reforço não só para a cidade de Crateús, mas para toda a região, que vai garantir tranquilidade e segurança para os moradores. Nas ruas, o Raio vai combater e prevenir a criminalidade. E a delegacia 24h vai atender a população sem parar e, assim, reforçar o time da Segurança Pública”, disse o governador Camilo Santana, que também anunciou a implantação da Delegacia da Mulher no município.

R160916 RAIO CRATEUS MG 8810A nova unidade do Raio, responsável pela Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14), vai contar com um efetivo de 37 profissionais de segurança, divididos em quatro equipes e com auxílio de uma viatura e 16 motocicletas equipadas para dar suporte à atuação dos profissionais. Serão beneficiados 17 municípios: Ararendá, Catunda, Crateús, Hidrolândia, Independência, Ipaporanga, Ipu, Ipueiras, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Novo Oriente, Pires Ferreira, Poranga, Reriutaba, Santa Quitéria, Tamboril e Varjota.

 MVS3423 webEsta é a sétima unidade do BPRaio no Interior, que teve um aporte de cerca de R$ 1 milhão do Governo do Ceará para a compra de armamentos, veículos, fardamento e equipamentos de proteção individuais (EPIs) para os agentes de segurança. Ela dá continuidade ao projeto de ampliação e descentralização das atividades especializadas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) no Estado. Agora, o Raio conta com oito sedes em todo o Estado: Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral, Russas, Quixadá, Iguatu, Itapipoca e Crateús. No total, a unidade especializada passa agora a atender 163 municípios em todo o Estado.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, Delci Teixeira, declarou que o investimento vai trazer resultados positivos para Região. “Esses importantes equipamentos entregues hoje receberam um aporte de profissionais qualificados, que foram capacitados e estão prontos para atender a população. Tenho absoluta certeza que esse acréscimo na segurança pública vai contribuir de forma positiva para os resultados da criminalidade nessa região”, enfatiza.

 MVS3449 webPara a dona de casa Alice Gonçalves, de 69 anos, o policiamento especializado está trazendo qualidade de vida para a população da Região.”É muito importante a vinda do Raio para nossa Região, pois vai melhorar a segurança de todos. Estávamos aguardando ansiosos e, agora, vimos que chegou e vai botar para ferver para cima dos bandidos da região. Com o Raio, a população ganha as ruas e garante uma vida mais tranquila e segura”, conclui.

Delegacia 24h

Já a Delegacia 24 horas recebeu 14 novos profissionais: quatro delegados, quatro escrivães e seis inspetores. O reforço representa um aumento de  MVS3441 web82% no efetivo, saltando de 17 profissionais para 31. As equipes de trabalho serão divididas nos três turnos para dar cobertura às demandas que chegam na área. O aposentado Luís Feitosa, de 71 anos, aprovou a entrega do equipamento. “Finalmente uma delegacia bem equipada e com vários profissionais para atender nossa cidade. Tenho certeza que esse é um ganho para a segurança pública do Estado e nós é que saímos beneficiados. Parabéns ao Governo do Ceará, que conhece as necessidades do povo”, pontua.

r MVS1395A posse de 255 novos policiais civis, em agosto deste ano, permitiu que quatro delegacias regionais do Estado passassem a atender 24 horas por dia, favorecendo o atendimento da população da região. São elas: Quixadá (AIS 15), Iguatu (AIS 16), Crato (AIS 11) e Crateús (AIS 14). Até o fim de setembro, todas as delegacias passarão a dar plantão. Outras 30 também receberam novos delegados. No total, 34 municípios foram beneficiados.

O Governo do Ceará trabalha ainda para instalar mais dois núcleos do grupo especializado, desta vez, em Canindé e Tauá. Até o final da implantação do projeto de interiorização do BPRaio, o Governo prevê a atuação das equipes em todas as cidades do Interior, com efetivo total de 425 policiais, divididos em 60 equipes, com 240 motocicletas e 13 viaturas.

16.09.2016

Wiarlen Ribeiro
Repórter / Célula de Reportagem

Fotos: Marcos Studart / Carlos Gibaja / Governo do Ceará

Expediente imprensa2-01