Nova meta da tarifa de contingência entra em vigor neste domingo em Fortaleza

16 de setembro de 2016 - 12:53 # # # # # # # # # # # # #


A nova meta é uma das ações do Plano de Segurança Hídrica de Fortaleza e RMF que determina uma redução de 20% no consumo mensal de água

A nova meta da tarifa de contingência que determina uma redução de 20% no consumo mensal de água começa a valer neste domingo (18) para Fortaleza e na segunda-feira (19) para a Região Metropolitana. A nova meta é uma das ações do Plano de Segurança Hídrica de Fortaleza e RMF e tem por objetivo estimular a redução do consumo de água no Ceará até a próxima quadra chuvosa, tendo em vista o grave quadro de escassez hídrica que o estado atravessa.

O mecanismo da tarifa de contingência é o mesmo do que vinha sendo aplicado. O que muda é a meta para redução no consumo dos clientes, que não deverão ultrapassar 80% da média anual de seu consumo de água, calculada entre os meses de outubro/2014 e setembro/2015.

Caso o consumo seja superior à meta, será cobrado um adicional de 120% sobre o volume que foi ultrapassado. Por exemplo, uma pessoa que consome em média 20m³ por mês, terá como meta consumir até 16m³/mês. Se forem faturados 20m³, os 4m³ excedentes terão um sobrepreço de 120% do valor normal faturado.

Para facilitar, os clientes da Cagece podem simular a sua conta através do portal da companhia (www.cagece.com.br) e do aplicativo Cagece Mobile, disponível nas plataformas Android e IOS. Além disso, a companhia publicou um guia de perguntas e respostas mais comuns, explicando em detalhes a revisão da meta da tarifa de contingência (acesse em http://bit.ly/2ciYdDD).

Vale ressaltar que 60% dos imóveis da capital e RMF não serão enquadrados na tarifa de contingência, por cumprirem a demanda mínima da companhia que é de até 10m³ por mês.

Saiba mais

Como forma de promover o engajamento da população para o uso consciente da água, a companhia lançou na internet o hotsite da Campanha “Todos pela Água” (https://www.cagece.com.br/todospelaagua/). Nele, o internauta tem acesso aos dados sobre a escassez hídrica e a atual condição dos mananciais. A página disponibiliza material para download e também explica as ações do Plano de Segurança Hídrica de Fortaleza e RMF ligadas diretamente à Cagece, como as ações de combate às perdas.

Para intensificar ainda mais as medidas de combate ao desperdício, a Cagece tem realizado palestras e distribuído material educativo em escolas e órgãos públicos, além de trabalhar a temática em peças teatrais e blitze ambientais.

Rsecacagece

Leia mais: Ceará passa pela pior seca prolongada desde 1910

Campanha “Todos pela Água” disponibiliza material educativo para download em hotsite

Segurança hídrica: sistema de reúso de água do Porto do Pecém resulta em 25% de economia

Governo do Ceará reforça ações de segurança hídrica com novas perfuratrizes

Governador inaugura ampliação do Sistema de Abastecimento de Água de Capistrano

Cagece aposta em tecnologia para ajudar no combate às perdas de água

Técnicos da Cagece visitam escolas para alertar estudantes sobre o consumo consciente de água

Ceará pode ganhar planta de dessalinização da água do mar

 

 

16.09.2016

Assessoria de Comunicação da Cagece
Leonardo Costa ou Mara Beatriz / (85) 3101.1826 / (85) 3101.1834 / (85) 9 8878.8932
Email: comunicacaocagece@gmail.com

Expediente imprensa2-01