Alunos participam de maratona de aulas e momentos de lazer no #FDScurtindoEnem

17 de setembro de 2016 - 14:10

Um fim de semana intenso com muito estudo e diversão. Esta é a proposta do #FDScurtindoEnem, iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), que foi lançada, neste sábado (17), com o objetivo de fortalecer a preparação dos alunos da rede pública estadual para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

 

Em todo o Estado, cerca de 700 estudantes da 3ª série do Ensino Médio participam da ação, que é realizada no Centro de Formação Olímpica (CFO), em Fortaleza; no Centro de Educação a Distância (CED), em Sobral; e na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Monsenhor Odorico de Andrade, em Tauá. Nos fins de semana seguintes, outros municípios também vão promover atividades até as provas do Enem.

 

“Nos próximos fins de semana, especialmente para auxiliar os alunos a aprimorar suas habilidades e conquistar um melhor desempenho nas provas do Enem 2016, a Seduc vai realizar, em todo o Estado, programações em que os alunos entram na sexta-feira à noite e ficam até o domingo. Com essa ação, buscamos incentivá-los a uma melhor aprendizagem, aplicando atividades curriculares e extras que fortalecem a preparação dos alunos para o Exame, que acontece nos dias 5 e 6 de novembro”, destaca o secretário da Educação, Idilvan Alencar.

 

Na capital cearense, 400 alunos de Fortaleza, Maracanaú, Horizonte e Baturité estão reunidos no CFO. No período da manhã e da tarde de sábado, os jovens assistiram aulas nas disciplinas de matemática, ciências da natureza e humanas, além de linguagens e códigos. Também houve palestras sobre bullying e homofobia. Durante a noite, os estudantes alternam os estudos com filmes, games e som com DJ. A manhã de domingo será dedicada às atividades esportivas, simulado, prática de redação e jogos.

 

Nos intervalos da maratona de aulas, o que se percebe é a felicidade dos alunos por participarem de um projeto inovador, que estimula a aprendizagem aliando estudo e lazer, além de possibilitar o intercâmbio de conhecimento entre os estudantes de diversos municípios.

 

O estudante João Victor Monteiro, 18 anos, veio da escola de Baturité para participar do #FDScurtindoEnem. Ele acredita que o projeto vai fortalecer, ainda mais, a preparação dele para o Exame. “Para mim, está sendo ótimo conhecer novas pessoas. Eu fiquei surpreso quando vi o CFO, a organização das aulas e os professores excelentes. Estou vendo esse momento como muito produtivo. As dúvidas que eu tinha foram tiradas hoje”, destacou.

 

“É uma experiência única também pelo fato de a gente vir estudar em outro ambiente. As aulas estão sendo maravilhosas, com professores bem capacitados e o conteúdo bem trabalhado. É um momento inesquecível”, também elogiou a estudante Adrielle Paulino, 16 anos, da EEP Paulo VI, no Jardim América.

 

O coordenador da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), Jefferson de Queiroz, destaca a importância dos professores para o sucesso do projeto. “Temos excelentes professores lecionando as aulas como voluntários. Por isso, a expectativa dos estudantes está sendo correspondida na nossa grande maratona rumo ao Enem”, ressaltou.

 

Segundo o professor de Língua Portuguesa, Maurício Manoel, todo o material didático do projeto foi elaborado com base nas questões de exames anteriores para fortalecer, ainda mais, a preparação dos alunos nos fins de semana que antecedem o Enem. “Eles vão sair daqui com muito qualificados para as provas. Nesta reta final, todo momento de preparação é importante para os alunos”, frisou.

 

Enem Chego Junto, Chego Bem

 

As ações integram o Projeto Enem Chego Junto, Chego Bem. Em julho e agosto passados, a Seduc realizou, respectivamente, o Enem não Tira Férias e o AoGosto do Aluno, com aulas preparatórias e atividades recreativas. Além disso, até o dia da avaliação, serão disponibilizadas palestras motivacionais, aulas de produção textual, fascículos e corretores de redação, no intuito de melhorar o desempenho dos estudantes.

 

17.09.2016

 

Assessoria de Comunicação da Seduc
3101.3972