Hospital Regional do Cariri promove ações de sustentabilidade

19 de setembro de 2016 - 20:28

O Hospital Regional do Cariri (HRC), da rede pública do Governo do Estado do Ceará, em Juazeiro do Norte, atende a população de 1,4 milhão dos 44 municípios da macrorregião. Além de garantir atendimento especializado para o cuidado da saúde do paciente, o hospital também desenvolve ações sustentáveis que envolve funcionários e colaboradores para cuidar do meio ambiente. Na última sexta-feira (16), o secretário da Saúde do Estado, Henrique Javi, esteve no Hospital Regional do Cariri e participou da cerimônia especial em comemoração ao prêmio “Amigo do Meio Ambiente”, que a os profissionais do HRC receberam da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, no dia 14 de setembro. O prêmio é concedido às organizações de saúde que compõem o SUS e se destacaram por iniciativas de proteção ao meio ambiente e de sustentabilidade. O evento de premiação ocorreu no Hospital Sírio-Libanês, durante o IX Seminário Hospitais Saudáveis.

Das 112 organizações sociais de saúde e hospitais de todo o Brasil, o HRC foi uma das 15 premiadas por ações sustentáveis voltadas à reciclagem de materiais, reciclagem de resíduos, mobilidade, melhorias no gerenciamento de resíduos em serviços de saúde, educação e gestão ambiental para os colaboradores e a comunidade, plantio de árvores, tratamento de efluentes, economia no uso de água e energia elétrica, gerenciamento de resíduos perigosos, eliminação do uso de mercúrio e outras substâncias nocivas etc. “Iniciativas como esta motivam os gestores e colaboradores a repensar suas prioridades em práticas e ações de sustentabilidade, fortalecendo cada vez mais o nosso compromisso com a preservação do meio ambiente”, destaca a diretora geral do HRC, Demostênia Coelho.

Entre as ações já realizadas no HRC, estão medidas como a economia de água e energia elétrica; reciclagem de material; controle de resíduos, desde sua geração até o destino final; tratamento de água e esgoto e palestras educacionais com os profissionais do hospital sobre o descarte correto de resíduos sólidos. Para Jorge Luiz Gonçalves de Souza, do setor de hotelaria do HRC, fazer uso de materiais recicláveis é possível no dia a dia do hospital. Para evitar o desperdício e transformar o ambiente, há diferentes formas de reciclar. Nas mãos habilidosas do funcionário, caixas de madeira viram mesa de centro; garrafas são transformadas em decoração; vidros também são reaproveitados. Toda transformação proporciona um ambiente mais acolhedor para os próprios colaboradores. E detalhe, a custo zero. “As ações realizadas no HRC tem como principal objetivo despertar nas pessoas a consciência ambiental não só em seu ambiente de trabalho, mas também que essas práticas possam ser estendidas a suas casas e familiares. Se cada um de nós fizermos um pouquinho, nosso ambiente de trabalho e nossa casa deixarão de produzir tanto lixo e ganharão mais vida e cores”, destaca Jorge Luiz.
 
 
 

19.09.2016

Assessoria de Imprensa
Hospital Regional do Cariri
Raquel Oliveira (88) 3566.3627 / 3566.3600

Expediente imprensa2-01