Curso de formação política encerra sua terceira turma

20 de setembro de 2016 - 13:38

O curso de formação política “Pelas Asas de Maat”, oferecido no Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF) por meio de parceria entre a Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus) e o Instituto Negra do Ceará (Inegra), terá encerramento oficial na próxima quarta-feira (21), às 9h, nas dependências da unidade, em Aquiraz. Na ação, haverá um cortejo de tambores circulando as vivências da unidade prisional.

Ao todo, 78 internas foram certificadas e inseridas em contexto político nas temáticas de direitos humanos, gênero e sexualidade, e raça/etnia.  A ação no IPF contará com um cortejo de tambores e com distribuição da cartilha “Rompendo muros, brotando resistências e liberdades” para todas as internas da unidade prisional. Produzido pelo Inegra, o material busca ampliar o acesso à justiça das mulheres em privação de liberdade, traz dicas para boas vivências no cárcere e aborda o empoderamento político.

Iniciado em 2015, o curso foi dividido em três turmas. Cada grupo teve 14 encontros formativos. Setenta e oito internas foram certificadas com uma formação de 60h/a. A ação faz parte da série de ações encabeçadas pela Sejus para desenvolver e promover a cidadania dentro das unidades prisionais.

O projeto também buscou dar visibilidade às mulheres encarceradas do Estado. Durante o processo, as relações de gêneros, patriarcais, étnicas, raciais e as relações de classe foram abordadas nas conversas com as internas, assim como os temas dos direitos humanos e população carcerária. A metodologia da formação teve caráter participativo com a partilha de saberes para uma construção coletiva.

A formação foi apoiada financeiramente pelo Fundo Brasil de Direitos Humanos e ainda contou com o apoio da Pastoral Carcerária, do Escritório Frei Tito de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa e do Fórum Cearense de Mulheres.

 

20.09.2016

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará
– (85) 3101-2862 www.sejus.ce.gov.br
email: ascom.sejus@gmail.com
twitter:@sejus_ce
facebook: sejusceara

Expediente imprensa2-01