Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Fortaleza passa a funcionar 24 horas

20 de setembro de 2016 - 21:00

A Delegacia de Defesa da Mulher de Fortaleza passou, a partir desta segunda-feira (19), a funcionar 24 horas. A posse de 255 novos policiais civis, em agosto deste ano, permitiu que a especializada passasse a atender 24 horas por dia, favorecendo o atendimento especializado à mulher vítima de violência doméstica. Com o acréscimo no efetivo, essa é a quinta delegacia que também passa a funcionar 24 horas – as outras estão no Interior, em Crateús, Iguatu, Quixadá e Crato.

A delegacia recebeu 35 novos profissionais: cinco delegadas, dez escrivães e vinte inspetores. O reforço representa um aumento de 102,9% no efetivo, saltando de 34 profissionais para 69. As equipes de trabalho serão divididas nos três turnos para dar cobertura às demandas relacionadas à mulher vítima de violência doméstica.

Para Delci Teixeira, secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a ativação do plantão é de suma importância, tendo em vista que se tratam de investigações de crimes relacionados à violência doméstica contra a mulher. “Os casos tratados nessas delegacias necessitam de um cuidado especial, desde a recepção da vítima até a apuração dos fatos”, ressaltou o secretário. Para isso, o efetivo designado para compor a DDM possui treinamento e formação especial para atender as ocorrências.

A delegada Rena Gomes, titular da DDM Fortaleza, ressalta a importância do plantão 24 horas na delegacia da Capital. “Com esse avanço, as mulheres passam a ter um atendimento especializado todos os dias da semana. Elas podem trabalhar durante o dia e procurar a delegacia à noite e em feriados. Isto é muito importante, pois nosso antigo plantão limitava o acesso. Hoje, a vítima tem mais possibilidades de receber atendimento especializado” pontua.

Camila Silveira, coordenadora Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, reforça que a medida é fruto do compromisso que o Governo do Ceará tem com o enfrentamento à violência contra a mulher. “O Governo vem implementando medidas que contemplam a ampliação e fortalecimento dos equipamentos que compõem a Rede de Atendimento à Mulher, atendendo demandas históricas do Conselho Cearense dos Direitos da Mulher”. Além do reforço das DDM’s 24 horas, a coordenadora ressalta a importância da Casa da Mulher Brasileira do Ceará, que tem previsão de inauguração em janeiro de 2017. “A Casa da Mulher Brasileira irá fortalecer esta rede, contemplando especializados para os mais diversos tipos de violência contra as mulheres, como: Delegacia, Juizado, Ministério Público, Defensoria Pública, apoio psicossocial e acolhimento”.

Além da DDM de Fortaleza, existem outras oito delegacias da mulher nos municípios de Caucaia, Crato, Pacatuba, Iguatu, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá e Sobral.

Serviço:
Delegacia de Defesa da Mulher / Fortaleza – 24 horas
Endereço: Rua Manuelito Moreira, 12 – Benfica.
Telefone: (85) 3101.2495

20.09.2016

Assessoria de Comunicação da SSPDS
Kélia Jácome
kelia.jacome@sspds.ce.gov.br / (85) 3101.6517

Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres
Rodrigo Cavalcante
(85) 3133.3726 / 98871.0291

Expediente imprensa2-01