Litoral Leste recebe workshop da SPD

20 de setembro de 2016 - 16:36

Capacitação tem o objetivo de fortalecer os conselhos municipais de políticas sobre drogas

 

O Litoral Leste do Ceará recebe a visita da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) a partir desta quarta-feira (21). Técnicas da pasta coordenarão o workshop Trilhando Conhecimento com Compods em dois municípios da região: Itaiçaba e Aracati. O objetivo é o repasse de orientações e a atualização dos conselheiros municipais de políticas sobre drogas sobre a temática numa forma de capacitá-los para o desenvolvimento das atividades inerentes ao cargo em suas localidades.

O primeiro dos workshops ocorre nesta quarta-feira, na sede do Cras de Itaiçaba, pela manhã e à tarde. A programação se repetirá em Aracati, na sexta-feira (23). O roteiro dos eventos inclui a apresentação dos participantes, amostra das políticas sobre drogas no estado do Ceará, abordagem da atuação do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Compod), iniciativas comunitárias/projetos voltados para a prevenção às drogas, elaboração do Plano de Ação Municipal de Políticas sobre Drogas e relatório final.

Os participantes também discutirão sobre potencialidades para a prevenção e vulnerabilidades do município no âmbito da temática das drogas. Parte do tempo dos encontros será utilizado para o esclarecimento de dúvidas, bem como a apresentação de propostas, levando em conta os eixos prevenção, acolhimento e tratamento e reinserção social e profissional de dependentes químicos, considerando-se as especificidades de cada município.

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Mirian Sobreira, destaca a importância dos workshops para a atualização dos conselheiros sobre a temática das drogas e o desenvolvimento de atividades de prevenção. “A capacitação permite que o Compod possa atuar com mais eficiência e eficácia como instância de assessoramento do governo local, coordenando atividades e realizando ações referentes à política sobre drogas”, destaca a titular da SPD.

A capacitação teve início em Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Posteriormente, foi realizada em Juazeiro do Norte, Farias Brito e Barbalha, na região do Cariri. Em seguida, em Sobral e Santana do Acaraú. Após a realização em Itaiçaba e Aracati, deverá alcançar, ainda, os seguintes municípios até o final de 2016: Cruz, Aquiraz, Russas, Pereiro, Marco, Bela Cruz, Jucás e Várzea Alegre. Posteriormente, outras localidades cearenses com Compods constituídos serão beneficiadas. Serão priorizados municípios onde os colegiados apresentam atuação relevante e que requereram, formalmente, a formação junto à SPD.

Serviço:

Workshops no Litoral Leste

Itaiçaba – Data: 21/9 – Horário: 8 às 17 horas – Local: Sede do Cras Itaiçaba – Conjunto Pe. Abílio, s/n, Bairro São Francisco

Aracati – Data: 22/9 – Horário: 8 às 17 horas – Local: Sesc Ler – BR 116, defronte à Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ)

20.09.2016

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara