Primeira-dama participa da entrega de centro comunitário e creche no Conjunto São Vicente de Paulo

20 de setembro de 2016 - 15:52

Os espaços oferecerão capacitação profissional para 240 jovens, adultos e idosos do Conjunto São Vicente de Paulo e do entorno, e creche em tempo integral, das 7 às 17 horas, para 76 crianças de um a três anos de idade

 

unnamed 3Os moradores do Conjunto São Vicente de Paulo, também conhecido como “Comunidade das Quadras”, no bairro Aldeota, passam a contar com equipamentos totalmente revitalizados, voltados para atividades de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, além de orientar a população sobre o acesso a políticas públicas e garantia de direitos sociais. A primeira-dama do Estado, Onélia Leite, participou, na manhã desta terça-feira (20), da solenidade de entrega do Centro Comunitário Dr. José de Magalhães Porto Filho (CC) e do Centro de Educação Infantil (CEI) São Vicente de Paulo, uma ação integrada entre Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza, em parceira com a C.Rolim Engenharia, Fundação Beto Studart, Associação Comunitária São Vicente de Paulo e apoio da Central Única das Favelas (Cufa).

unnamed 2A articulação contou com a participação das primeiras-damas do Estado e do Município, Onélia Leite Santana e Carol Bezerra, respectivamente. Onélia destacou a importância da união de todos para que os equipamentos fossem entregues. “Não há nada melhor na vida que poder fazer e contar com pessoas para ajudar a fazer. O espaço já pertencia ao Estado, mas a Ana Studart, vice-presidente da Fundação Beto Studart, e a Ticiana Rolim, sócia diretora da C.Rolim Engenharia, apareceram, participaram, e foram verdadeiras mães, fizeram com que tudo fosse construído o mais rápido possível. Eu vim aqui algumas vezes com a Carol para ver como estavam as obras e deu tudo certo. Aqui vamos qualificar a mão de obra para o mercado, daqui sairão profissionais e para isso é preciso capacitação. Essa é uma grande conquista. Obrigada a todos por tanto esforço, tanta luta”, disse.

unnamed 5Carol Bezerra reforçou que a preocupação com as crianças foi a principal motivação. “Muito obrigada por toda a confiança no poder público. Sabemos que isso é uma obrigação que Governo e Prefeitura para com a comunidade, mas eles não são políticos, fazem por amor. Quem tem filho pequeno quer que as crianças que mais precisam tenham as mesmas chances das outras. Quero parabenizar a primeira-dama Onélia Leite e o secretário Josbertini Clementino pelo Centro Comunitário, fomos lá e está tudo lindo”, disse.

rrCG9636Os espaços oferecerão cursos de capacitação profissional para 240 jovens, adultos e idosos do Conjunto São Vicente de Paulo e do entorno, e creche em tempo integral, das 7 às 17 horas, para 76 crianças de um a três anos de idade. O Estado, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), renovou os equipamentos do Centro Comunitário. O Município, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), equipou o CEI São Vicente de Paulo, assumindo a responsabilidade do pleno funcionamento do espaço. A concretização das obras foi viabilizada com a participação da iniciativa privada, que atendeu a demanda da própria comunidade e assumiu os custos totais da reforma e adaptação do prédio, orçados em R$ 461 mil.

Segundo o secretário da STDS, Josbertini Clementino, o equipamento vai permitir que pessoas mais necessitadas ampliem seus horizontes em busca de novas oportunidades. “A reinauguração do Centro Comunitário simboliza o sucesso de mais uma experiência de parceria entre o poder público, a iniciativa privada e comunidade. São equipamentos destinados, exclusivamente, a famílias em situação de vulnerabilidade social, ofertando serviços que ampliam as possibilidades de enfrentamento da realidade em que vivem e oportunizam a inclusão social e digital”, afirmou.

unnamedA Associação Comunitária São Vicente de Paulo e a Central Única das Favelas (Cufa), entidade cujo presidente nacional é o líder comunitário Preto Zezé, também tiveram participação ativa na renovação dos equipamentos. “A palavra que coroa esse momento é parceria, e parceria exige confiança. As pessoas que estão aqui podem até não conseguir tudo o que precisam, mas elas vão dar o sangue para conquistar os seus objetivos. Temos que parar de apontar o dedo e dar mais as mãos, julgar menos e colaborar mais. No começo vai ter pouca gente ajudando, mas quando a coisa tiver grande, todo mundo vai querer um pedaço. Não vai ter melhora se não tiver participação. Só no pensamento positivo para fazer mudar, a gente já faz a diferença. Aqui não termina a nossa missão, mas sim começa uma nova”, disse Preto Zezé.

Paulo Rocha trabalha como professor e, todos os anos, veste-se  voluntariamente de Papai Noel para trazer alegria e esperança para as crianças. Ele acredita que trabalhos como esses exercidos na “Comunidade das Quadras” são exemplos para a nova geração. “Estou encantado, pois, como educador, sei da importância desse trabalho. A criança é a base de tudo, em nas creches ela aprende, se diverte. Como Papai Noel eu encaro como uma missão divina, é uma recompensa vê-los sorrir. É só emoção e estão de parabéns todos que fazem acontecer nessa comunidade”, disse.

Atendimento à comunidade

O Centro Comunitário José Magalhães Porto Filho foi implantado em 17 de maio de 1984, há 32 anos, e coincide com a construção, pelo Governo do Ceará, do Conjunto Habitacional da Quadra do Santa Cecília. Agora, o CC funcionará no piso superior e a creche, no piso térreo do mesmo prédio.

O Centro já realizava cursos profissionalizantes nas áreas de Informática; Pães, Pizzas e Folheados; e Customização de Peças Femininas. Serão realizados, ainda, cursos de Culinária Doméstica, Eletricista, Manicure e Garçom. A unidade mantém três Grupos de Convivência para idosos, famílias e mulheres boleiras e realiza oficinas de Música e Capoeira.

Já a creche dispõe de quatro salas de aula com banheiros adaptados e acessíveis, brinquedoteca, secretaria/coordenação, sala de espera, diretoria, sala de professores, cozinha, refeitório com cantina e lavanderia com depósito para material de limpeza, além de vestiário masculino e feminino.

20.09.2016


Fotos: Carlos Gibaja e Rogério Rodrigues / Governo do Ceará

Thiago Sampaio
Repórter / Célula de Reportagem

Expediente imprensa2-01