Campanha de multivacinação é lançada na Região Norte

21 de setembro de 2016 - 18:28

O secretário da Saúde do Estado, Henrique Javi, participou na manhã desta quarta-feira (21), do lançamento da Campanha Nacional de Multivacinação 2016 na Macrorregião de Saúde de Sobral, na Unidade Básica de Saúde Nossa Senhora de Fátima, em Massapê. A campanha começou na segunda-feira, 19 de setembro, para atualizar a caderneta de vacinação das crianças menores de cinco anos de idade, meninas de nove anos de idade e adolescentes de 10 a menores de 15 anos de idade.

 

No Ceará serão mobilizados 10 mil profissionais de saúde em 2.368 postos fixos de vacinação, até 30 de setembro, com o de mobilização nacional em 24 de setembro. “Fazer saúde não é só com os médicos e enfermeiros, precisa da participação da comunidade, precisamos fazer a nossa parte”, enfatizou Henrique Javi no lançamento da campanha.

 

Pais e responsáveis devem levar a caderneta de vacinação da criança e do adolescente para uma avaliação criteriosa da situação vacinal. Estarão disponíveis durante a campanha as vacinas da rotina previstas no Calendário Nacional de Vacinação. Todas as crianças e adolescentes deverão comparecer a um posto de saúde para que a caderneta de vacinação seja avaliada e o esquema vacinal atualizado, de acordo com a situação encontrada. “É uma campanha que acontece anualmente e é nesse momento que a gente tem que buscar aquelas crianças e adolescentes que não têm se vacinado”, apelou o coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria da Saúde do Estado, Márcio Garcia. “Vamos fazer um pacto com as comunidades para não deixar nenhuma criança desprotegida”, reforçou.

 

banner campanha vacinacao massape 3Auriene Gomes e Carol Souza são agentes de saúde em Massapê. Elas participaram do lançamento da campanha de multivacinação. Aos 42 anos, Auriene trabalha como agente de saúde há 20 anos e acompanhou a caderneta de vacinação da agora colega de trabalho Carol, de 20 anos, durante a infância e adolescência. “Estamos dando vida às crianças, às pessoas”, considera Auriene sobre as campanhas de vacinação. “Conhecer e cuidar da Carol foi uma experiência muito boa, eu a considero como minha filha, fruto do meu trabalho, é um orgulho”, diz a agente de saúde. “Ela orientou e ensinou a minha mãe sobre a importância de manter as vacinas em dia e valorizar o trabalho do agente de saúde”, lembra-se Carol. “É fundamental para a saúde da criança levá-la para o posto de saúde para pesar, vacinar e ter esse acompanhamento do agente”, ensina.

 

Em 2015, no Ceará, 401.959 crianças de 0 a 5 anos incompletos foram levadas aos postos de vacinação dos 184 municípios para atualizar a caderneta de saúde da criança. Desse total, 238.998 foram vacinadas e receberam 187.924 doses das vacinas oferecidas. Este ano a campanha incorpora as meninas de nove anos, para imunização contra HPV, e os adolescentes de 10 a menores de 15 anos de idade. Nesta sexta-feira, 23 de setembro, a comitiva faz o lançamento da campanha de multivacinação na Macrorregião de Saúde do Cariri, na Unidade Básica de Saúde do Morro Dourado, em Brejo Santo, às 10 horas.

 

21.09.2016

 

Fotos: Assessoria de Comunicação da Sesa

 

Assessoria de Comunicação da Sesa
Marcus Sá/ Helga Rackel
(85) 3101.5221/ 3101.5220
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

 

Expediente imprensa2-01