Adagri realiza capacitação para o Programa de Controle da Raiva dos Herbívoros

22 de setembro de 2016 - 18:18

A coordenação do Programa de Controle da Raiva dos Herbívoros, da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), realiza, no município do Crato,  entre os dias 27 e 30 de setembro, na sede do Instituto Federal do Ceará, IFC, mais uma edição da capacitação continuada dos servidores da Agência, lotados na região. De acordo com a coordenadora do Programa, Avatar Loureiro, durante esta edição serão abordados temas como morfologia de morcegos Desmodus rotundus, anatomia e técnicas de colheita do sistema nervoso central (SNC), técnicas de captura de Desmodus, entre outros assuntos.

Segundo ela, o objetivo desse projeto de capacitação permanente  é capacitar mais servidores tecnicamente, para atendimento dos casos suspeitos e confirmados de raiva em herbívoros, com a aplicação das estratégias do programa, preconizados pelo MAPA.

Saiba Mais

A raiva dos herbívoros é responsável por enormes prejuízos econômicos diretos. Na América Latina, o prejuízo é da ordem de 30 milhões de dólares/ano, sendo que no Brasil este valor se aproxima de 15 milhões de dólares, com a morte de cerca de 40.000 cabeças bovinas. Os prejuízos indiretos, no Brasil, estão calculados em 22,5 milhões de dólares.
Ressalta-se que esta situação ocorre na América Latina em função da presença do morcego hematófago Desmodus rotundus apenas na faixa compreendida entre o México e a região central da Argentina, sendo esta espécie de quiróptero a mais importante na transmissão na raiva dos herbívoros.

22.09.2016

Assessoria de Comunicação da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará – Adagri
Sonara Capaverde
​(85) 988182643
(85) 996742505