Aniversários: Guaramiranga e Pacujá são homenageadas pelo Governo do Ceará

22 de setembro de 2016 - 11:00

Guaramiranga e Pacujá são as cidades aniversariantes desta quinta-feira (22). Guaramiranga, município localizado a 95 km de Fortaleza, na Serra de Baturité, tem a economia baseada no setor de serviços; produção de gêneros agrícolas tradicionais (café, algodão, banana, arroz, cana-de-açúcar, milho e feijão); pecuária (bovinos, suínos e avícolas) e indústrias de produtos alimentares. O turismo representa um forte componente da economia do município, graças a atrativos como o clima serrano, belas paisagens e eventos durante todo o ano, como o Festival de Jazz e Blues. Guaramiranga também é conhecida pelos atrativos naturais. O município é formado pelos distritos de Guaramiranga (sede), Pernambuquinho e Linha da Serra. No último levantamento (IBGE/2010), a cidade apresentou uma população de 4.164 habitantes. São municípios vizinhos: Pacoti, Palmácia, Baturité, Mulungu e Caridade.

Já Pacujá, município localizado no Noroeste cearense, na microrregião de Sobral, a 309 km de Fortaleza, é vizinho das cidades de Mucambo, Graça, Reriutaba e Cariré. A palavra “Pacujá” é de origem Tupi e significa “Fruto da Pacova”, uma variedade de banana. Também pode significar “folha de enrolar”. No último levantamento do IBGE (2010), a cidade apresentou uma população de 5.986 habitantes e foi projetado para 2016 uma população de 6.186 habitantes.

O Governo do Ceará produziu, como homenagem às cidades, dois vídeos com os hinos e com imagens que caracterizam as cidades. A ideia é que esses vídeos possam ser exibidos nas escolas, durante eventos, como forma de valorizar a história e a tradição de cada um.

O Governo do Ceará parabeniza todos os cidadãos de Guaramiranga e Pacujá.

22.09.2016

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898