Governo do Ceará disponibiliza serviços para pessoas com deficiência

22 de setembro de 2016

Inclusão e participação na sociedade, acessibilidade, igualdade e a não discriminação representam aspectos do respeito e da valorização da diversidade humana. O dever do Estado é, então, promover essa inclusão. No Ceará, o Governo disponibiliza serviços focados no atendimento de mais de 2 milhões de pessoas com deficiência.

Gráfica Braille

Agrega sistemas e tecnologias assistivas de informação, contribuindo para a promoção da acessibilidade educacional e cultural de pessoas com deficiência visual. A iniciativa corresponde aos determinantes do Artigo 9º da Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência promovendo acessibilidade através da “leitura para todos”.

Dentre os serviços disponibilizados estão: transcrição e impressão de textos para braille, transcrição para áudio, com formato a sua escolha (wave, mp3 e outros), podendo a leitura ser feita por meio de aparelhos portáteis como: mp3 player, celular, tablet e etc. Os serviços da gráfica estão disponíveis na Praça Luiza Távora e no Centro de Profissionalização Inclusiva para Pessoas com Deficiência (Cepid), vinculados à Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS).

Para solicitar os serviços da Gráfica Braille, basta enviar os arquivos em textos nos formatos doc, pdf e txt. É importante ressaltar que o serviço realizado é sem fins lucrativos, mas o papel é disponibilizado pelo solicitante e deve ser tipo do A4, 40 kg.

Centro de Referência em Educação e Atendimento Especializado do Ceará (Creaece)

Outro órgão do Estado que possui serviços para o deficiente visual é no Centro de Referência em Educação e Atendimento Especializado do Estado do Ceará (Creaece), onde existe o Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP), unidade de serviços de apoio pedagógico e suplementação didática garantindo às pessoas cegas e de baixa visão o acesso aos recursos específicos e necessários aos conteúdos curriculares da escola comum, além de promover a capacitação de profissionais e demais recursos humanos da comunidade. Lá também é realizada a produção de livros digitais em áudio e transcrição de livros didáticos para atender alunos com deficiência visual matriculados nas escolas da rede pública de ensino. São atendidas 90 escolas de 36 municípios beneficiando 90 alunos com deficiência visual.

O Creaece promove cursos de formação continuada e de aperfeiçoamento pedagógico nas áreas da educação especial para professores das escolas da rede pública de ensino com alunos incluídos e demais profissionais envolvidos com a causa da inclusão educacional. Entre os cursos, está o de Formação Continuada em Deficiência Visual que inclui Braille e possui duração de 18 meses – é ofertado semestralmente.

Centro-dia

O Estado oferece também o Centro-dia de referência para pessoas com deficiência em situação de dependência e suas famílias. Jovens e adultos entre 18 e 59 anos beneficiários do benefício de prestação continuada (BPC/LOAS) e em situação de pobreza incluída no cadastro único para programas sociais (CADúnico) podem utilizar o equipamento, de segunda a sexta, das 7h30 às 17h30, e buscar um dos cursos e oficinas oferecidos para os usuários, familiares e cuidadores.

O serviço pode ser prestado através de demanda espontânea de membros da família e/ou da comunidade, além da busca ativa do centro de referência de assistência social (CRAS), de encaminhamentos de demais serviços socioassistenciais do SUS, de demais políticas públicas setoriais do território e por encaminhamento dos órgãos do sistema de garantia e de defesa de direitos.

Central de Interpretação de Libras (CIL)

Realiza mediação na comunicação entre pessoas com deficiência auditiva, surdos e surdocegos no atendimento em qualquer serviço público. Para isso, a iniciativa conta com uma equipe formada por intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), coordenada pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência do Governo do Ceará.

O atendimento é realizado por meio de agendamento via e-mail, telefone ou presencial, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 17h. Caso o usuário não possua e-mail ou telefone, a solicitação não será negada, porém deverá constar outra forma de contato.

SINE/IDT

A inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho também recebe atenção do Governo do Ceará, por meio do SINE/IDT, que já inseriu, ao longo de dezoito anos de atuação, mais de quinze mil trabalhadores em uma posição profissional. Através da sensibilização para o cumprimento da responsabilidade social, o órgão quebra preconceitos e barreiras e comprova que as pessoas com deficiência se destacam nos postos de trabalho em que ocupam.

A unidade disponibiliza ainda curso de informática e orientação profissional, dentre outras ações para o público. Em relação às solicitações das empresas, oferece: banco de candidatos com trabalhadores homologados de todas as tipologias de deficiência; assessoria técnica auxiliando na indicação de postos de trabalho; e orientação sobre a Lei de Cotas, dentre outros.

Serviço:

– Gráficas
Local: Avenida Santos Dumont – Praça Luíza Távora / CEART
Telefone: (85) 3101-1652
Emails: grafica.braille@stds.ce.gov.br e grafica.braille.stds@gmail.com
Funcionamento: 8h às 17h

– Cepid
Local: Av Senador Robert Kennedy, 128, Planalto das Goiabeiras – Barra do Ceará
Telefone: (85) 3101-2793
Email: graficabraille.cepid@gmail.com
Funcionamento: 8h às 17h

– Creaece
Local: Rua Graciliano Ramos, 52, Bairro de Fátima
Telefone: (85) 3101.2167
Funcionamento: 7h15 às 11h15 / 13h às 17h / 18h às 21h30

– Centro-dia
Local: Rua Ari Barroso,55. Papicu
Telefone: (85) 3262.1818

– Central de Interpretação de Libras (CIL)
Local: Coordenadoria Ceará Acessível (Av. Santos Dumont, 1589, Aldeota – Praça Luiza Távora)
Telefones : (85) 3101-1652
E-mail : cil.ce.gov@gmail.com

– SINE/IDT
Local: Rua Assunção, 699, Centro
Telefone: (85) 3101.2775
Funcionamento: 8h às 17h

22.09.2016

Wiarlen Ribeiro
Repórter / Célula de Jornalismo

Déborah Vanessa
Assessoria de Imprensa do Gabinete da Primeira-Dama
85 98957.0292 | 3254.4028
deborah.vanessa@gabgov.ce.gov.br
Fotos: Ariel Gomes / Governo do Ceará

 

Expediente imprensa2-01