Dia D de Contratação de Pessoas com Deficiência acontece nesta sexta-feira (23)

22 de setembro de 2016 - 19:41


rCepid fachada

No próximo dia 23 de setembro, a unidade será palco do Dia D de Contratação de Pessoas com Deficiência, que reunirá 29 empresas com 647 vagas de emprego disponíveis

 

rCepid 3Segunda casa, escola, nova família, “melhor lugar”. O Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid) pode ter vários nomes, vários tamanhos, vários aconchegos, pode produzir vários afetos e ressignificar muitos projetos de vida. Ou mesmo criar novos, a exemplo de Arila Pinheiro de Sena. Ela própria relata boas experiências no Cepid. O filho Kildare, 29 anos, tem Autismo e Síndrome de Asperger, é analista de sistemas web e, em 2014, fez um curso de Fotografia na unidade, foi encaminhado para a vaga de Editor de Áudio e Vídeo no Sistema Ari de Sá (SAS), onde já trabalha há dois anos.

“Fomos muito bem acolhidos no Cepid, nos trataram com respeito, houve um atendimento pedagógico correto. Nem sempre foi assim. Antes de chegarmos ao Cepid, Kildare teve um emprego em que era tratado com desdém. Foi demitido sem muitas explicações. Meu filho ficou triste. Agora não. Agora a capacidade dele é aproveitada”, explica Arila de Sena, ao expor os avanços do filho, um dos milhares de personagens que constroem na vida real a história do Cepid, desde sua criação em 2014

rCepid 4Maior equipamento do Norte e Nordeste, com capacidade para atender 1.200 jovens e adultos, o Cepid é coordenado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e construído, dia a dia, por muitas figuras marcadas pela luta e pela perseverança de quem lida com barreiras físicas e atitudinais. O Centro oferece completa estrutura para formação profissional, intermediação e inserção no mercado de trabalho desse segmento, que representa quase 28% da população cearense.

A unidade da qual se orgulham os cearenses dispõe de salas de aulas, laboratórios para capacitação nas áreas de informática, de hotelaria, além de capacitação nas áreas de comércio, serviços administrativos, indústria criativa, bem como cursos de Libras e unidade de atendimento do Sine/CE. Possui também academia de baixo impacto, piscina e quadra poliesportiva acessíveis para paraesportistas de diversas modalidades: natação, basquete, futsal e tênis de mesa; e salas de convivência com cafeteria.

Dia D

rCepid 7“É dignificante integrar uma instituição que tem a tarefa de gerir esta unidade. Mais do que qualificar profissionalmente e encaminhar para o mercado de trabalho jovens e adultos com deficiência, promovemos e estimulamos a prática desportiva e a socialização das pessoas”, destaca o titular da STDS, Josbertini Clementino, ao anunciar nesta quarta-feira, 21 de setembro, Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (PCD), que o Cepid será palco, no próximo dia 23, do Dia D de Contratação de PCDs, para o qual 29 empresas estão inscritas, com potencial de oferta de mais 647 vagas de trabalho formal.

Censo

O último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que cerca de 2,3 milhões de cearenses apresentam alguma deficiência, seja ela física, auditiva, visual, mental ou múltipla. Esse número representa 27,69%, dos 8,4 milhões de habitantes do Estado. No Brasil, 45,6 milhões de pessoas ou 23,92% da população tem algum tipo de incapacidade para ver, ouvir, mover-se ou alguma deficiência física ou intelectual. Trabalhadores com deficiência representam 23,6% do total de ocupados no País.

Parcerias
A reserva legal de cargos, também conhecida como Lei de Cotas (art. 93 da Lei nº 8.213/91) estabelece a obrigatoriedade de empresas com 100 ou mais empregados preencherem uma parcela de seus cargos com pessoas com deficiência, em proporções que variam de acordo com o número de empregados: de 100 a 200, a reserva legal é de 2%; de 201 a 500, de 3%; de 501 a 1.000, de 4%; e acima de 1.001, de 5%. Analista de RH da Casa Pio/C. Rolim, grupo que, em Fortaleza, emprega 110 PCDs, Cristina Moura afirma que alguns dos seus melhores funcionários são PCDs e que o trabalho do Cepid só agrega. “Somos parceiros do Cepid desde a inauguração. Todos os profissionais que nos chegam de lá são de alta qualidade”, aponta Cristina.

22.09.2016

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Carlos Eugênio Saraiva – (85) 3101.2089/2099 ou 98878.8510
imprensa@stds.ce.gov.br
Facebook: www.facebook.com/stdsce
Twitter: www.twitter.com/stdsonline

Expediente imprensa2-01