Hospital César Cals realiza novo procedimento endoscópico

23 de setembro de 2016 - 13:31

O Serviço de Endoscopia do Hospital Geral Dr. César, da rede pública do Governo do Estado, realiza no sábado (24), às 13h, no setor de Endoscopia do hospital, aula demonstrativa sobre miotomia endoscópica peroral (POEM), procedimento minimamente invasivo indicado para o tratamento da acalasia da cárdia ou megaesôfago, que é uma dilatação crônica e progressiva do esôfago, que provoca alterações na sua função de transporte do alimento deglutido até o estômago, ou seja, alteração neuromuscular que causa dificuldade para a passagem do alimento pelo esôfago. A causa principal desse problema, no Brasil, é a Doença de Chagas, causada pelo Trypanossoma cruzi, um parasita transmitido pelo inseto Barbeiro.

Ricardo Rangel de Paula Pessoa, chefe do serviço de endoscopia do HGCC, informa que o evento será marcado por dois momentos principais: uma aula expositiva para a equipe integrante do serviço e a realização do procedimento. “É a primeira vez que vamos realizar a miectomia no Hospital César Cals”, destaca o médico. De acordo com Paulo Prado, especialista do HGCC, o serviço de endoscopia passa a realizar mais um procedimento que beneficiará pacientes com essa disfunção.

A miotomia endoscópica peroral é mais uma opção de tratamento para esses casos, que também podem ser tratados por cirurgia convencional. Por ser uma conduta menos invasiva, os benefícios para os pacientes são os melhores possíveis, permitindo uma recuperação mais rápida e com menos efeitos colaterais. Nesse primeiro momento, três pacientes, acompanhados no ambulatório do hospital, serão tratados com essa técnica. O evento será ministrado pelo médico pernambucano, Antonio Conrado, do Hospital da Restauração de Recife, um dos especialistas do Nordeste nesse procedimento.

23.09.2016

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals
Twitter: @Hosp_CesarCals

Expediente imprensa2-01