Projeto Juventude do Futuro: SPD prossegue com monitoramento

26 de setembro de 2016

Trabalho avalia aplicação dos programas federais de prevenção às drogas

 

Concluídos os dois primeiros meses de efetivação do Projeto Juventude do Futuro (JF) em sua segunda etapa, a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) segue com o monitoramento dos programas federais de prevenção às drogas Jogo Elos, #Tamojunto e Famílias Fortes, que compõem o JF. Os programas serão desenvolvidos até o final de 2016, favorecendo 4.650 estudantes do ensino fundamental I e II matriculados em escolas da rede municipal e 750 famílias de 20 localidades cearenses.

Esta semana o monitoramento envolverá profissionais multiplicadores dos municípios de Aracati (terça-feira, dia 27), Sobral e Massapé (quarta e quinta-feira, 28 e 29) e Caucaia (sexta-feira, 30). A ação contará com a participação das gestoras estaduais dos programas e envolverá visitas às escolas contempladas em cada localidade.

Coordenadora do Projeto Juventude do Futuro da SPD, Natália Alexandre ressalta: “Com a realização do monitoramento, pretendemos acompanhar as atividades desenvolvidas nas escolas, com a correção de eventuais problemas na aplicação dos programas de prevenção às drogas. A ideia é assegurar o perfeito aprendizado por parte dos estudantes e famílias beneficiadas”.

O programa Jogo Elos está sendo aplicado junto a estudantes dos seguintes municípios: Aracati, Beberibe, Caucaia, Eusébio, Maranguape, Quixeramobim, Russas, Camocim, Crateús, Itapipoca, Massapê, Sobral, Tianguá, Viçosa do Ceará, Acopiara, Barbalha, Crato, Icó, Iguatu e Juazeiro do Norte. O programa #Tamojunto foi iniciado em Aracati, Caucaia, Beberibe, Eusébio, Maranguape, Quixeramobim, Russas, Viçosa do Ceará, Camocim e Tianguá, enquanto o programa Famílias Fortes começou em Aracati, Camocim, Tianguá, Viçosa do Ceará, Maranguape, Caucaia, Eusébio, Juazeiro do Norte, Icó e Crateús. 

Os programas federais de prevenção são coordenados em todo o Brasil pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), com respaldo em experiências exitosas no exterior. O Ceará foi o primeiro estado do País a implantar os três programas simultaneamente em 11 cidades, em 2015. A expectativa é de que sejam estendidos para todos os municípios cearenses de forma paulatina.

26.09.2016

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.brwww.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara