Projeto Juventude do Futuro: SPD prossegue com monitoramento

26 de setembro de 2016 - 20:00

Trabalho avalia aplicação dos programas federais de prevenção às drogas

 

Concluídos os dois primeiros meses de efetivação do Projeto Juventude do Futuro (JF) em sua segunda etapa, a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) segue com o monitoramento dos programas federais de prevenção às drogas Jogo Elos, #Tamojunto e Famílias Fortes, que compõem o JF. Os programas serão desenvolvidos até o final de 2016, favorecendo 4.650 estudantes do ensino fundamental I e II matriculados em escolas da rede municipal e 750 famílias de 20 localidades cearenses.

Esta semana o monitoramento envolverá profissionais multiplicadores dos municípios de Aracati (terça-feira, dia 27), Sobral e Massapé (quarta e quinta-feira, 28 e 29) e Caucaia (sexta-feira, 30). A ação contará com a participação das gestoras estaduais dos programas e envolverá visitas às escolas contempladas em cada localidade.

Coordenadora do Projeto Juventude do Futuro da SPD, Natália Alexandre ressalta: “Com a realização do monitoramento, pretendemos acompanhar as atividades desenvolvidas nas escolas, com a correção de eventuais problemas na aplicação dos programas de prevenção às drogas. A ideia é assegurar o perfeito aprendizado por parte dos estudantes e famílias beneficiadas”.

O programa Jogo Elos está sendo aplicado junto a estudantes dos seguintes municípios: Aracati, Beberibe, Caucaia, Eusébio, Maranguape, Quixeramobim, Russas, Camocim, Crateús, Itapipoca, Massapê, Sobral, Tianguá, Viçosa do Ceará, Acopiara, Barbalha, Crato, Icó, Iguatu e Juazeiro do Norte. O programa #Tamojunto foi iniciado em Aracati, Caucaia, Beberibe, Eusébio, Maranguape, Quixeramobim, Russas, Viçosa do Ceará, Camocim e Tianguá, enquanto o programa Famílias Fortes começou em Aracati, Camocim, Tianguá, Viçosa do Ceará, Maranguape, Caucaia, Eusébio, Juazeiro do Norte, Icó e Crateús. 

Os programas federais de prevenção são coordenados em todo o Brasil pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), com respaldo em experiências exitosas no exterior. O Ceará foi o primeiro estado do País a implantar os três programas simultaneamente em 11 cidades, em 2015. A expectativa é de que sejam estendidos para todos os municípios cearenses de forma paulatina.

26.09.2016

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.brwww.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara