CGE finaliza Auditoria Interna da Qualidade

27 de setembro de 2016 - 16:04

Os resultados do processo foram apresentados na reunião de encerramento realizada  na tarde da última segunda-feira (26)

Os auditores internos do Sistema de Gestão da Qualidade (CGQ) da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) apresentaram, na tarde da última segunda-feira (26), os resultados do trabalho realizado durante a Auditoria Interna de 2016. O conteúdo da apresentação, feita em uma reunião com a Direção Superior e representantes de todas as áreas do órgão, será utilizado na consolidação do Relatório de Auditoria Interna de 2016.

Entre as principais constatações apontadas durante a auditoria, estão aspectos relacionados a oportunidades de melhorias e não conformidades: validação de procedimentos e mapas de processo; foco nas necessidades dos clientes do órgão; e o registro de não-conformidades encontradas nas áreas. Após a elaboração do relatório, as áreas farão os correspondentes registros das não-conformidades apontadas pelos auditores, no Formulário para Ação Corretiva e Preventiva (FAC), sendo posteriormente elaborado um Plano de Ação para acompanhamento das ações adotadas em relação ao que foi evidenciado no relatório e registrado nos FACs.

A Auditoria Interna da Qualidade foi realizada no período de 19 a 23 de setembro com o objetivo de verificar se os requisitos da Norma ISO 9001:2008 e os procedimentos adotados pela CGE estão sendo aplicados efetivamente, além de preparar as áreas para a auditoria externa, a ser realizada no próximo mês de novembro, pelo Instituto Falcão Bauer da Qualidade (IFBQ).

Sistema de Qualidade CGE

Em 2009, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado implantou um Sistema de Gestão da Qualidade com base na NBR ISO 9001:2008, o que representou a obtenção de uma valiosa ferramenta voltada ao aperfeiçoamento dos produtos e serviços ofertados pela instituição. Em 2011, a CGE conquistou a certificação ISO 9001, válida por três anos, tornando-se o primeiro órgão da administração pública direta do país a ter todas as suas áreas certificadas. Em 2014, o órgão recebeu a recertificação, após auditoria realizada pelo Instituto Falcão Bauer de Qualidade (IFBQ), sendo o certificado válido até 14 de dezembro de 2017. A cada ano até lá, a CGE passará por auditorias de manutenção da certificação.

27.09.2016

Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Flávia Salcedo – Coordenadora de Comunicação (    flavia.salcedo@cge.ce.gov.br)
Géssica Saraiva – Assessora de Comunicação (    gessica.saraiva@cge.ce.gov.br)
Camila Lins – Assistente de Publicidade (    camila.lins@cge.ce.gov.br)
Twitter: @ComunicacaoCGE
Facebook: www.facebook.com/CgeCeara

Expediente imprensa2-01