Movimento realiza ato em defesa da Pessoa Idosa

28 de setembro de 2016

Em um Estado com mais de um milhão de idosos, o encontro busca fortalecer a garantia de direitos do segmento, abrindo um espaço de diálogo entre sociedade civil, governo e entidades sociais

 

O Brasil caminha para se tornar um país de população majoritariamente idosa. Em 2030, o grupo de idosos de 60 anos ou mais será maior que o grupo de crianças e adolescentes com até 14 anos. Já em 2055, a participação da terceira idade na população total será maior que a de crianças e jovens com até 29 anos. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e evidenciam que o País está “envelhecendo”, fazendo-se necessário repensarmos o significado de ser idoso em nossa sociedade.

Para discutir essa nova realidade e as condições do idoso no Ceará, o Fórum Cearense de Políticas Públicas para o Idoso (Focepi), com apoio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedi-CE), realiza, nesta sexta-feira (30), o IV Encontro em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. O movimento faz referência ao Dia Internacional do Idoso, que transcorre no próximo 1º de outubro, e traz ao público o tema: “Para o Idoso, Nenhum Direito a Menos”. O ato será na Praça da Imprensa e vai reunir representantes de instituições sociais, governo e sociedade civil. A programação segue durante o mês de outubro. (*Ver programação completa abaixo)

Envelhecer com qualidade

“Nós que trabalhamos diretamente com as políticas de assistência ao idoso, percebemos a urgência de encontros como este em nosso Estado. Precisamos ressignificar o que é ser idoso em nosso País, e isso começa dentro de casa. Nossa luta por uma mudança de mentalidade é diária e estar na rua é uma forma de intimar a nossa sociedade para construirmos, juntos, uma realidade em que a pessoa idosa tenha assegurado seus direitos e para que possamos enquanto cidadãos, envelhecer com qualidade, sem o medo do abandono, da violência e da exploração patrimonial.”, declara Silvana Simões, presidente do Ceas-CE e orientadora da Célula de Assessoramento aos Municípios da STDS.

“Vamos para a praça porque queremos fortalecer a luta para garantir os direitos e a dignidade da pessoa idosa no estado do Ceará. Nossa perspectiva é de construção de espaços públicos abertos ao debate, para que possamos alertar a sociedade para as diversas formas de violência contra o idoso, inclusive a violência estatal, institucional e a doméstica. Esse é um tema da responsabilidade não só do governo, mas principalmente da sociedade civil. Vamos discutir diversos assuntos, inclusive os direitos previdenciários”, explicou Marcelha de Melo, assessora técnico-jurídica da Associação das Primeiras Damas dos Municipios do Ceará (APDM-CE).

Rede de Atendimento

No Ceará, a STDS oferta atendimento à pessoa idosa nos dois Creas Regionais e no Abrigo Olavo Bilac, unidade que atende, atualmente, 83 idosos, sendo 43 homens e 40 mulheres entre 60 e 90 anos. Na unidade, uma equipe multidisciplinar (médicos, dentistas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros e assistentes sociais) desenvolve diariamente atividades pedagógicas, terapêuticas e de lazer com os abrigados.

A STDS também faz o monitoramento de 112 Creas municipais e de 25 unidades de acolhimento para Idosos nos municípios, além de ofertar o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para o idoso nos 184 muniicípios cofinanciados pela União.

Serviço

Data: 30 de Setembro (sexta-feira)
Horário: 8h às 10h
Local: Praça da Imprensa – Av. Desembargador Moreira, s/n, Dionísio Torres

Programação

    Dia 30/10

Fórum Cearense da Pessoa Idosa

Tema: Para o Idoso, Nenhum Direito a Menos

Local: Praça da Imprensa – Av. Desembargador Moreira, s/n, Dionísio Torres

Horário: 08h às 11h

    Dia 04/10

Programa de Ação Integrada para o Aposentado

Local: Auditório da UNIPACE – Assembleia Legislativa

Rua Barbosa de Freitas, s/n – 6º andar

Horário: 08:30 h às 12 h

    Dia 08/10

Associação Cearense Pró-Idosos

Missa dedicada ao dom da vida

Local: Igreja São Benedito

Horário: 08:30 h

    Dia 18/10

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – Dialogando sobre o Processo de Envelhecimento

Tema: Velhice e envelhecimento – Velhas imagens, novas atitudes.

Local: STDS – Auditório

Av. Soriano Albuquerque, 230

Horário 08:30 h às 12 h

    Dia 19/10

Secretaria de Justiça / CEDI – CE – Conselho Estadual do Idoso do Ceará

Seminário: Envelhecimento e Cidadania

Local: Auditório da SEJUS

Horário: 08 h às 17 h

    Dia 25/10

Visita do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso à Unidade Penitenciária Irmã Imeuda Lima Pontes (Unidade de Idosos encarcerados). O local abriga presos idosos, com doenças crônicas graves e condenados exclusivamente pela Lei Maria da Penha

Local: Unidade Penitenciária Irmã Imeuda Lima Pontes (Unidade de Idosos encarcerados.) – BR 116, KM 27, Aquiraz.
Horário: 08h às 11h

Mais Informações:

Silvana Simões (Presidente do Ceas-Ce e Orientadora da Célula de Assessoramento aos Municípios da STDS) : 3101-4586 / 99681-8828

Marcelha de Melo (Assessora Técnico-jurídica da Associação das Primeiras Damas dos Municipios do Ceará) :99754-2600

28.09.2016

Assessoria de Comunicação Social
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Jornalista responsável: Carlos Eugênio
Celular: 98878.8510
Fone: 3101.2089 / 2099
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br
Facebook: www.facebook.com/stdsce
Twitter: www.twitter.com/stdsonline