SPD oferece cursos de capacitação em parceria com a STDS

29 de setembro de 2016

Vinte homens atualmente em tratamento da dependência química na Comunidade Terapêutica (CT) Athos, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), viverão uma tarde diferente na sexta-feira (30). Na luta pela recuperação e pensando no retorno ao convívio social, eles venceram mais uma batalha ao concluírem o curso profissionalizante de cabeleireiro. A entrega dos certificados acontecerá na sede da CT, com a presença da direção da unidade e de familiares dos concludentes. O momento promete ser de plena alegria e descontração.

A capacitação dos internos foi viabilizada pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) do Governo do Ceará no âmbito do Programa Criando Oportunidades. A ação objetiva promover a reinserção social e profissional de usuários de drogas. A duração do curso foi de 100 horas/aula. Os participantes tiveram frequência de 100% e, agora, só pensam em encerrar o tratamento na CT e conseguirem uma posição no mercado de trabalho.

A parceria da SPD com a STDS para a oferta de cursos profissionalizantes foi iniciada no ano passado. Em 2016, foram disponibilizadas 200 vagas para acolhidos em 10 CTs que prestam serviços à SPD e que estão distribuídas por Fortaleza, Região Metropolitana (RMF), Cariri e Zona Norte do Estado. Os cursos oferecidos são os seguintes: cabeleireiro, mecânico de motos, eletricista predial, masseiro, doces e salgados e reparador de aparelhos domésticos. Hoje, esses ofícios apresentam elevada demanda por profissionais especializados para o mercado de trabalho.

As CTs beneficiadas são: Fazenda Esperança Sagrada Família (Fortaleza), Caverna do Adulão (Itaitinga), Ágape (Maracanaú), Fazenda Esperança (Pacatuba), Grão de Mostarda (Eusébio), Catarina Labouré (Aquiraz), Vida Manará (Aquiraz), Atos (Caucaia), Aliança da Misericórdia (Barbalha) e Fazenda Esperança (Sobral). As entidades atenderam aos seguintes critérios de seleção: estrutura física, envolvimento e interesse dos acolhidos, perfil dos internos em relação à faixa etária, escolaridade e disponibilidade de vagas.

Os cursos estão sendo ministrados por instrutores das ONGs Organização Barreira Amigos Solidários (Obas), Instituto para o Desenvolvimento Tecnológico e Social (Idear) e Centro de Formação e Integração Social (CFIS). Uma articulação da SDP com o Sistema Nacional de Emprego/Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine/IDT) facilita a inserção dos novos profissionais no cadastro de empregos e geração de renda.

A titular da SPD, Mirian Sobreira, ressalta que, além da oportunidade de qualificação oferecida aos usuários de drogas em tratamento, os cursos profissionalizantes contribuem para a recuperação da autoestima dos acolhidos nas CTs, além de reduzir a ociosidade e novas possibilidades de uso de drogas.

29.09.2016

Serviço:

Evento: Entrega de certificados do curso profissionalizante de cabeleireiro

Local: CT Athos – Rua Francisca Pereira Lima, 757, Jardim Icarai, Caucaia-CE
Data: 30/9
Horário: 14 horas

29.09.2016

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br