Vapt Vupt Messejana recebe núcleo de saúde para atendimento da população

29 de setembro de 2016 - 12:08

Com o intuito de ampliar o acesso da população cearense à saúde preventiva, as secretarias estaduais da Saúde e Justiça e Cidadania inauguram, na manhã desta sexta-feira (30), um núcleo de saúde no Vapt Vupt Messejana. A nova parceria entre as pastas tem pontapé inicial às 10h, em solenidade com a presença dos secretários Hélio Leitão (Sejus) e Marcos Gadelha (Sesa).

Os mais de 2.500 usuários diários da central de serviços terão dois espaços da saúde à sua disposição. Com foco em qualidade de vida e bem estar, o primeiro ambiente realizará serviços rápidos como aferição de pressão e taxa de glicose. Ao notar alguma anormalidade nos exames, a pessoa será encaminhada para um posto de saúde de referência.

O segundo espaço ofertará diversos tipos de vacinas que contemplarão gratuitamente todas as faixas etárias. A ideia também é movimentar o Vapt Vupt com ações de ginástica laboral comandadas por educadores físicos. O projeto pretende trabalhar com a população de forma preventiva para evitar a contração de doenças graves e possíveis idas a hospitais.

“O diferencial de inserir uma unidade de saúde nesse tipo de serviço é uma ação inovadora, uma vez que unidades semelhantes ao Vapt Vupt em todo o Brasil ainda não dispõem de um serviço integrado de saúde com uma proposta semelhante a essa. A ideia central é levar orientações de hábitos saudáveis à população como nutrição saudável, prática regular de atividades físicas, orientações de combate ao tabagismo, de combates as drogas e ações de prevenção às doenças, como a vacinação”, explica o secretário adjunto da Saúde, Marcos Gadelha.

“Vamos aproveitar o imenso fluxo da unidade para ampliar o acesso à saúde. É mais um serviço que chega para agregar e firmar o Vapt Vupt como uma grande central disponível para a população”, afirma Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus.

Nos últimos três meses, somente em Messejana, foram realizados 166.364 atendimentos. A unidade agrega dezenas de serviços em mais de 26 órgãos instalados. Tadeu adianta ainda que “a expectativa é ampliar a ação para as outras unidades do Vapt Vupt”.

Serviço

Inauguração – Núcleo de Saúde

Quando: 30.09.2016 (sexta-feira)
Horário: 10h
Onde: Vapt Vupt Messejana (Av. Jornalista Tomaz Coelho, 602 – Messejana)

 

29.09.2016

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará
– (85) 3101-2862 www.sejus.ce.gov.br
email: ascom.sejus@gmail.com
twitter:@sejus_ce
facebook: sejusceara