Núcleo de saúde atende população no Vapt Vupt Messejana

30 de setembro de 2016 - 16:23

 

Já está funcionando o núcleo de saúde do Vapt Vupt Messejana, iniciativa da parceria entre as secretarias estaduais da Saúde e da Justiça e Cidadania para ampliar o acesso da população cearense à saúde preventiva. O núcleo de saúde dispõe de uma sala de vacinação e do serviço de orientação nutricional e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Na sala de vacinação estão disponíveis todas as vacinas do calendário de rotina de imunização, para crianças, adolescentes, adultos e idosos. No atendimento com a nutricionista, se for percebida alguma anormalidade no quadro clínico do usuário do serviço, a pessoa será encaminhada para um posto de saúde de referência.

“Era do pensamento da Secretaria da Saúde ampliar as ações de prevenção e promoção da saúde”, disse o secretário adjunto Marcos Gadelha durante a solenidade de inauguração do núcleo, na manhã de sexta-feira (30). “Se você esqueceu aquela vacina da hepatite, dê um pulinho no Vapt Vupt que tem aqui a vacinação; se você está com aquele problema de obesidade, colesterol elevado, venha que tem uma nutricionista para orientar”, convidou Gadelha. “Com essa integração, ganha a população de Fortaleza”, avaliou o secretário da Sejus, Hélio Leitão.

banner inauguracao vapt vupt messejana 5Com uma barriga de 31 meses de gestação, a autônoma Marciana Lopes, 23 anos, avaliou o novo serviço do Vapt Vupt. “É ótimo, porque a gente mal consegue andar atrás de vacina pela cidade”, disse. “Foi uma surpresa, vim resolver outras coisas e quando cheguei tinha a vacina e foi uma maravilha, porque não preciso ir ao posto de saúde”. Primeira pessoa a tomar vacina no núcleo de saúde do Vapt Vupt, a vendedora autônoma Helena Silva, 35 anos, também comemorou o novo serviço. “Às vezes a gente não tem tempo de ir ao posto de saúde e aqui fica próximo ao meu trabalho”.

O Vapt Vupt é uma central de serviços que oferece serviços como atendimento Cagece e Detran; consulta ao SPC (CDL); Cadastro Único, que permite a inclusão no programa federal Bolsa-Família; emissão de carteira de estudante; solicitação de seguro-desemprego, entre outros. Até o final do ano, a parceria entre a Sesa e a Sejus implantará um núcleo de saúde no Vapt Vupt Antônio Bezerra.

 

30.09.2016

Fotos: Assessoria de Comunicação da Sesa

Assessoria de Comunicação da Sesa
Marcus Sá/ Helga Rackel
(85) 3101.5221/ 3101.5220
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

Expediente imprensa2-01