Palácio da Abolição recebe I Ciclo de debates em Direitos Humanos e Democracia

30 de setembro de 2016 - 13:47

Nesta segunda-feira (3), a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Gabinete do Governador do Estado do Ceará, em parceria com o Instituto Frei Tito e a Fundação Cultural Educacional Popular em Defesa do Meio Ambiente (Cepema) promovem, no auditório do Palácio da Abolição, a primeira edição do Ciclo de Debates em Direitos Humanos e Democracia.

O facilitador do debate, Leonel Cerruto, é kechwa (indivíduo nativo dos Andes) da Bolívia e faz parte da equipe que impulsiona a criação de universidade intercultural indígena Kawsay.

O objetivo do evento é compreender os avanços e limitações do processo de autonomia dos povos indígenas bolivianos previsto na Constituição daquele país. Dentre esses processos está prevista a criação de universidades indígenas Kechwa, Guarani e Aymara e outras alternativas para respeitar a cada dia mais a diversidade cultural das diversas etnias que se agregam no Estado Boliviano.

Para o Coordenador da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Estado do Ceará, Demitri Cruz, este é um momento para a promoção e difusão do conhecimento. “O ciclo de debates objetiva também a promoção a difusão de conhecimento e o compartilhamento de experiências de ampliação de democracia e de direitos. A experiência Boliviana de Estado Pluri nacional que busca respeitar as autonomias normativas e culturais dos diversos povos se enquadra neste contexto.”, destaca.

De acordo com o censo IBGE 2010, existem no Brasil entre a população indígena 274 línguas faladas e cerca de 17,5% da população indígena não fala a língua portuguesa.

No Ceará, de acordo com a Fundação Nacional do Índio (Funai), a população indígena é composta por cerca de 22 mil índios divididos em 14 etnias, são elas: Tapeba, Tremembé, Pitaguary, Jenipapo – Kanindé, Kanindé, Potiguara, Tabajara, Kalabaça, Kariri, Anacê, Gavião, Tubiba Tapuia, Tapuba Kariri.

Serviço:

I Ciclo de debates em Direitos Humanos e Democracia

Data: 03/10
Hora: 14:30
Local: Auditório do Palácio da Abolição (entrada pela rua Silva Paulet)
Av. Barão de Studart, 500

30.09.2016

Ana Carolina Carvalho
Jornalista
3133 – 3717 / 3718