SFB e órgãos vinculados ao CAR no Ceará se reúnem na Semace

3 de outubro de 2016 - 15:02

O Cadastro Ambiental Rural se consolidou como uma política inovadora do Código Florestal Brasileiro, com adesão massiva dos produtores rurais. Foi com essa afirmação que técnicos do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) iniciaram uma reunião ocorrida nesta sexta-feira (30), na sede da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), com representantes da autarquia, Sema, Idace, Ematerce. Na oportunidade, técnicos florestais, de geoprocessamento e de TI dos órgãos envolvidos tiveram o primeiro acesso ao módulo fundiário relacionado ao CAR.

O repasse de módulos de cadastro para assentamentos e povo e comunidades tradicionais e o conceito de autodeclaração (memorial descritivo da área pretendida) no campo foram foco das discussões durante a reunião. Segundo o SFB, o intuito é propor melhorias no sistema para evitar insegurança jurídica em relação a questão legal do uso de recursos naturais. “O cadastro vem para adequar os proprietários rurais, auxiliar o processo de gestão ambiental, e garantir o crédito”, informou o diretor de Fomento e Inclusão Florestal do SFB, Carlos Eduardo Sturm.

Na ocasião também foi mostrado o passo a passo do preenchimento do cadastro e a importância do Idace, órgão fundiário responsável pelos cadastramentos de assentamentos estaduais e povos e comunidades tradicionais. A inciativa beneficiará os assentados a requerem créditos rurais e licenciamentos ambientais e outras atividades condicionadas ao CAR. De acordo com o SFB, o Ceará possui cerca de 700 assentamentos cadastrados no Sicar.

A reunião contou com as presenças dos superintendentes da Semace, Ricardo Araújo, e do Idace, Eduardo Barbosa.

Saiba mais

Cerca de 100 imóveis por dia realizam seus cadastramentos rurais no Sicar. O último boletim do SFB referente ao mês de agosto registou marca de 57.568 propriedades cadastradas. A Semace, além de participar de atividades conjuntas, desenvolve ações focadas em 109 municípios, objeto do contrato com o BNDES.

Os interessados em buscar informações ou agendar atendimentos do CAR podem entrar em contato com a Diretoria Florestal da da Semace, através do telefone 32648117, ou pelo e-mail duvidas.carce@semace.ce.gov.br.

04.10.2016

 
Ana Luzia Brito
Assessora de Comunicação da Superintendência Estadual do Meio Ambiente
85 3101.5554 | 98653.8337
comunicacao@semace.ce.gov.br

Assessoria de Comunicação – Ascom
Superintendência Estadual do Meio Ambiente – Semace
Governo do Estado do Ceará
(85) 3101-5554

Expediente imprensa2-01