SPD conclui Programa Fortalecendo Minha Comunidade no Vicente Pinzón

6 de outubro de 2016 - 17:11

A próxima sexta-feira (7) será especial para dezenas de pessoas atendidas pela Associação União dos Jovens do Vicente Pinzón (UJVP). Elas concluíram cursos na área de artesanato viabilizados através do Programa Fortalecendo Minha Comunidade (PFMC), desenvolvido pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD). Agora, vão apresentar e comercializar o resultado do aprendizado para toda a comunidade.

A programação de encerramento do PFMC no Vicente Pinzón acontecerá no Mirante de Santa Teresinha, a partir das 17 horas. Os novos artesãos de Fortaleza vão expor e vender belas peças em costura, biscuit, pintura em tecido, arte em mimos e bordados. São trabalhos que chamam a atenção pela qualidade no acabamento, bom gosto, sutileza e beleza, evidência de que os concludentes aprenderam a usar as mãos para fazer arte, que lhes proporcionará renda.

Além do comércio de artesanato, a programação festiva no Vicente Pinzón também envolverá a entrega simbólica de certificados de conclusão dos cursos do PFMC, bem como apresentações de capoeira, muay thay, dança e música com artistas locais. O público que prestigiar o evento ainda receberá orientações sobre câncer de mama na Tenda do Movimento Outubro Rosa. Além disso, policiais militares oferecerão o serviço de registro de boletins de ocorrências (BO’s) e orientações sobre segurança.

O PMFC no bairro Vicente Pinzón favoreceu cerca de mil pessoas atendidas pelas instituições Casa da Paz, Gamac, Quebra Molas, Ondas da Arte, Casa de Costura e Associação Arte e Costura, todas agregadas à UJVP. Além dos cursos de artesanato, os beneficiários também participaram de uma série de rodas de conversa e oficinas formativas sobre promoção da cidadania e prevenção ao uso de drogas sob a coordenação de técnicas da SPD.

Iniciativa pioneira da SPD, o Fortalecendo Minha Comunidade caracteriza-se como um programa de apoio às ações efetivadas por ONGs, associações e entidades não públicas que tenham atuação comunitária e desenvolvam atividades na perspectiva da promoção da cidadania, prevenção e cuidado quanto ao uso de drogas. Com a realização do PFMC, a Secretaria visa fortalecer os fatores de proteção relacionados ao uso de drogas lícitas e ilícitas, bem como reduzir os fatores de risco, sobretudo junto à população jovem do Ceará.

O PFMC não estabelece o repasse de recursos financeiros às entidades contempladas. Estas recebem, diretamente, materiais, bens e serviços. Em contrapartida, fornecem relatórios mensais acerca da execução e desenvolvimento das atividades propostas nos projetos selecionados pela SPD. Em sua etapa inicial, este ano, o programa contemplou 38 projetos em 18 municípios cearenses.

A titular da SPD, Mirian Sobreira, explica que o PFMC surgiu da necessidade de integração entre os serviços da Rede de Atenção à Saúde e os equipamentos comunitários, voltada à formação de suporte social para os cuidados e atenção aos usuários de drogas.

Em Fortaleza, o bairro Vicente Pinzón foi priorizado pela SPD para receber o PFMC por constituir-se no primeiro território do Pacto por um Ceará Pacífico, iniciativa do governo do estado que abrange programas, projetos e ações voltadas para a prevenção da violência e redução da criminalidade. Objetivando a construção de uma cultura de paz, o pacto é viabilizado a partir de políticas públicas interinstitucionais de prevenção social e segurança pública. A meta é a melhoria do contexto urbano por meio de ações que possibilitem o monitoramento e a avaliação contínua da sociedade, criando as condições de acolhimento das populações mais vulneráveis e enfrentamento da violência.

06.10.2016

Fernando Brito
Redator

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara

Expediente imprensa2-01